logo_preserva



Associação de defesa do patrimônio histórico, arquitetônico,
cultural e paisagístico da cidade de São Paulo


l_home
l_quemsomos
l_estatut
l_tranparencia
l_participe
l_cadastro
l_contato
l_agenda


>>>>> Passeio ao Parque da luz
>>>

>>>

l_forum
l_down
 

l_noticia

l_clipping

l_artigo


l_links
l_camisetas
l_exploracao
l_denuncia

No ultimo domingo, tivemos a oportunidade de visitar e conhecer melhor o parque da Luz ao lado da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Orientados pelo biólogo e administrador do Parque Andre Camilli Dias conhecemos os projetos, problemas, obras de arte, monumentos históricos e a grande variedade de flora e fauna.

Em 1798, o Parque da Luz foi inaugurado como Jardim Botânico. Depois de reformado, foi reinaugurado em 1825 como o primeiro jardim público da cidade. È o mais antigo parque da cidade com espécies raras de flora e fauna. Possui uma área de 81.758 m2 com dois espelhos d´água e dois lagos.

Entre as informações interessantes, sobre a história de São Paulo, existem fundamentos da torre mais alta de São Paulo que foi demolida em 1901, o “canudo do João Teodoro”, assim chamada jocosamente pelo povo para homenagear seu construtor, o monumento a Garibaldi erigido pela comunidade italiana, a gruta e o aquário hoje com espécimes raros de rios paulistanos. Destaque para o ponto do bonde, hoje transformado em local de leitura; a belíssima casa de chá que em breve será reaberta; o coreto em estilo eclético e a casa do administrador, recentemente restaurada, com espaço de exposição histórica do parque.

Enfim, um grande passeio por entre alamedas de rica flora frutífera e ornamental compostas de árvores centenárias, já que até meados do século XIX o parque tinha a função de ser jardim botânico.

Assim a Associação PreservaSP São Paulo mostra que a cidade possui locais aprazíveis que podem e devem ser conhecidos como espaços de lazer e convívio social saudável.

 

 



Outras fotos...

   
 
 


Associação Preserva São Paulo
Rua Senador Feijó, 30 - 6ºandar - sala 607 - Centro (Metrô Sé)
CEP:01006-000 - São Paulo - SP - Tel: 55 (0xx11) 3105-3053