PreservaSP
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.
22/Maio/2012, 09:06:53

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
1.274 Mensagens em 737 Tópicos por 202 Membros
Membro Mais Recente: Gisele
* Home Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se
+  PreservaSP
|-+  Nossos temas
| |-+  Patrimônio Histórico e Urbanismo
| | |-+  Briga com IAB-SP ameaça Bienal de Arquitetura 2011
0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico. « tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: Briga com IAB-SP ameaça Bienal de Arquitetura 2011  (Lida 588 vezes)
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 717


Ver Perfil Email
« : 12/Setembro/2010, 09:41:51 »

Briga com IAB-SP ameaça Bienal de Arquitetura 2011

Fundação Bienal veta empréstimo do prédio no Ibirapuera para filial paulista do Instituto de Arquitetos realizar evento
Ernesto Rodrigues/AE-29/10/2009

Embora o "Bienal" do nome refira-se ao intervalo de dois anos de realização do evento, a BIA e o prédio do Ibirapuera estão historicamente ligados. Todas as edições anteriores da mostra de projetos de arquitetura foram realizadas no pavilhão. Por isso, o veto ao uso do espaço e as divergências entre o IAB-SP e a Fundação Bienal provocaram tremores no mundo dos arquitetos.

"É lamentável, mas temos de seguir trabalhando e vamos fazer a Bienal no ano que vem", disse o arquiteto Valter Caldana, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e curador da BIA 2011. Justo num ano em que a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 jogarão luz à Bienal de Arquitetura, falta definir um teto para abrigar projetos que podem contribuir com os eventos esportivos.

Desde 1993, o IAB-SP é responsável pela organização da BIA. No entanto, segundo o Estado apurou, conselheiros do instituto queixavam-se de fazer o "trabalho" sozinhos, enquanto a fundação se limitava a ceder o espaço. Por sua vez, há conselheiros da Bienal que consideram a BIA um estorvo.

A gota d"água da desavença ocorreu quando a Fundação Bienal cobrou do IAB-SP uma dívida de R$ 164 mil relativa à edição de 2009. "Locamos um espaço para uma empresa por R$ 300 mil, eles ficaram com metade do valor, e agora querem cobrar uma dívida?", questionou a presidente do IAB-SP, Rosana Ferrari. Na próxima semana, ela e o presidente da Direção Nacional do IAB, Gilson Paranhos, devem se reunir com conselheiros da Bienal para tentar reverter a decisão. "Queremos encontrar uma solução para que o evento seja realizado lá", afirmou Paranhos.

O tema da BIA 2011 será Arquitetura para Todos - Construindo Cidadania. Encontrar um teto para o evento será o primeiro - e quem sabe o principal - modo de concretizar esse mote.

PONTOS-CHAVE

Início
A primeira bienal dedicada à Arquitetura ocorreu em 1973. Como os arquitetos sempre marcaram presença nas bienais de artes plásticas, surgiu a ideia de uma mostra exclusiva.

Adiada
20 anos
Por problemas econômicos e administrativos, a 2ª edição só ocorreu em 1993 - já sob a organização do IAB.

Copa
A última Bienal, em 2009, reuniu 106 projetos e obras de profissionais do Brasil e de outros seis países. Ainda apresentou projetos de estádios para a Copa do Mundo no Brasil.



Publicado no Estadão (10/09/2010)
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100910/not_imp607673,0.php
Registrado
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 717


Ver Perfil Email
« Responder #1 : 12/Setembro/2010, 09:45:16 »

IAB/SP Informa: Bienal de Arquitetura 2011 vai acontecer, SIM
 
Hoje (10) o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma matéria destacando o posicionamento do IAB/SP com relação à realização da Bienal Internacional de Arquitetura (BIA).

Segue abaixo o texto escrito por Iuri Pitta e que está publicado na página 6 do Caderno Cidades.

"A exposição de uma disputa política"
A última Bienal Internacional de Arquitetura (BIA), em outubro de 2009, já enfrentou problemas como saída de patrocínio às vésperas do evento, grandes espaços vazios e convidados de renome abaixo do volume esperado. O veto ao uso do prédio do Ibirapuera na edição 2011 surge como mais um capítulo da disputa política que envolve o mundo das pranchetas paulistas.

A atual presidente do IAB/SP, Rosana Ferrari, era vice de Joaquim Guedes, arquitetura reconhecido tanto por seu talento quanto por suas posições - que o levaram a romper com nomes como Jorge Wilheim. Com a morte de Guedes, em 2008, Rosana concluiu o mandato e foi eleita presidente no ano passado, com apoio dos profissionais do interior. Sentindo-se desprestigiados, parte dos arquitetos da capital contexta os rumos da entidade e faz oposição sistemática à atual direção. Essa disputa agora extrapola as paredes dos escritórios e chega ao momento em que eles mais se expõem ao cidadão comum.

Cintia de Souza
Assessora de Imprensa IAB/SP
 


Publicado no Site IAB/SP (10/09/2010)
http://www.iabsp.org.br/noticias.asp?nota=1193
Registrado
Páginas: [1] Ir para o Topo Imprimir 
« tópico anterior tópico seguinte »
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!