PreservaSP

PreservaSP => Casarões da Alameda Santos => : Tatiane Cornetti 10/February/2009, 08:48:49 PM



: Demolição de casarão gera protesto nos Jardins, em SP
: Tatiane Cornetti 10/February/2009, 08:48:49 PM
Demolição de casarão gera protesto nos Jardins, em SP
Agência Estado

07/02 - 14:00

SÃO PAULO - Entidades de preservação promoveram hoje protestos contra a demolição de um casarão, construído no início do século passado, no bairro dos Jardins, região central da capital paulista. As entidades Preserva São Paulo e Sociedade Amigos do Bairro Cerqueira César (Samorcc) buscam junto ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) o tombamento do imóvel, considerado um exemplo de arquitetura pré-moderna, localizado na esquina da Alameda Santos com a Rua Haddock Lobo.

(http://i247.photobucket.com/albums/gg124/tatianecornetti/1918426casarao_jardins_demolicao_br.jpg)

Segundo o presidente da Preserva São Paulo, o advogado Eduardo Rubies, apesar de todos os pareceres técnicos favoráveis, "o pedido do tombamento foi estranhamente derrotado", em votação ocorrida durante a semana. Dos nove conselheiros do Conpresp, cinco votaram contra a preservação histórica do casarão, entre eles, conta Rubies, o vereador Toninho Paiva (PR), vice-presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.

As entidades, afirma o advogado, se preparam para recorrer da decisão e solicitar o tombamento diretamente ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, ligado à Secretaria Estadual da Cultura (Condephaat). Mas foram surpreendidas com o início do processo de demolição do imóvel na manhã de hoje.

Segundo a advogada Célia Marcondes, que preside a Samorcc, também causa estranheza que os proprietários tenham obtido um alvará para a demolição apenas dois dias depois da votação no Conpresp. "Para conseguir derrubar uma edícula neste bairro, às vezes chega a demorar dois meses para conseguir autorização", protesta. O alvará foi expedido pela Subprefeitura de Pinheiros.

Como parte do trabalho de demolição, já foram retiradas as portas e as janelas do casarão. As entidades se preparam para, na manhã de segunda feira, entrar na Justiça com pedido de liminar suspensiva da derrubada. "Vamos até o fim desta causa. O casarão é patrimônio histórico e cultural da cidade e precisa ser preservado". Os proprietários do imóvel não foram localizados.

LINKS:
IG - http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/02/07/demolicao+de+casarao+gera+protesto+nos+jardins+em+sp+3913941.html
BOL - http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/02/07/ult4469u37083.jhtm
ESTADÃO - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,demolicao-de-casarao-gera-protesto-nos-jardins-em-sp,319926,0.htm
ABRIL - http://www.abril.com.br/noticias/brasil/demolicao-casarao-gera-protesto-jardins-sp-262163.shtml
YAHOO - http://br.news.yahoo.com/s/07022009/25/manchetes-demolicao-casarao-gera-protesto-nos.html
AMBIENTE JÁ - http://www.ambienteja.info/2008/ver_cliente.asp?id=142341
DEFENDER - http://www.defender.org.br/demolicao-de-casarao-gera-protesto-nos-jardins-em-sp/


Sorry, the copyright must be in the template.
Please notify this forum's administrator that this site is missing the copyright message for SMF so they can rectify the situation. Display of copyright is a legal requirement. For more information on this please visit the Simple Machines website.