PreservaSP

Nossos temas => Patrimônio Histórico e Urbanismo => : Massao 05/December/2007, 03:49:53 PM



: Castelinho da Rua Apa
: Massao 05/December/2007, 03:49:53 PM
Discussão aberta sobre o Castelinho da Rua Apa.

(http://farm1.static.flickr.com/26/99236136_35041f4676_o.jpg) (http://www.flickr.com/photos/massao/99236136/)
Foto por Massao em 04/12/2005


: Re: Castelinho da Rua Apa
: Massao 06/December/2007, 10:50:20 AM
Neste link todas (ou quase  :-\ ) fotos do Castelinho no Flickr
http://www.flickr.com/search/?q=Castelinho%20da%20Rua%20Apa&w=all (http://www.flickr.com/search/?q=Castelinho%20da%20Rua%20Apa&w=all)


: Re: Castelinho da Rua Apa
: Jorge 06/December/2007, 11:02:35 AM
Dossiê Castelinho: http://www.piratininga.org/castelinho/castelinhodaapa.htm


: Re: Castelinho da Rua Apa
: bertolucci 10/December/2007, 04:23:04 PM
vamos ver se desta vez o PreservaSP abraça isto que será uma grande briga com Dna. Eulina e possamos pelo menos ter nosso primeiro patrimônio preservado e levarmos os louros na imprensa.

Creio que temos muitas chances. Foi uma pena que perdemos a oportunidade daquela época que estava quente na imprensa quando saiu no Linha Direta.



: Re: Castelinho da Rua Apa
: bertolucci 10/December/2007, 04:33:18 PM
Achei uma notícia da Fiesp com a ONG Mães do Brasil

Silvia Lakatos imprensa da Fiesp. Não seria interessante saber qual a ligação da Fiesp com a ONG?



São Paulo -  25/7/2007


Entidades expõem seus trabalhos na Mostra Sistema Fiesp de Responsabilidade Socioambiental


Meio ambiente, defesa da criança, inclusão socioeconômica das pessoas com deficiência: são muitas as causas defendidas pelas ONGs, que terão a oportunidade de mostrar suas realizações no grande evento da Fiesp
Não serão somente as empresas que terão oportunidade de apresentar seus cases durante a Mostra Sistema Fiesp de Responsabilidade Socioambiental, que acontecerá de 2 a 4 de agosto no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera. Cerca de 15 organizações não-governamentais também estarão lá, nos stands que compõem a Feira, compartilhando suas diversas experiências na defesa do equilíbrio ambiental e social.

Saiba quais são algumas das entidades que já confirmaram sua participação:

Amcham (Câmara Americana de Comércio) – ONG sem fins lucrativos que reúne cerca de 6.800 sócios entre pequenas, médias e grandes empresas, atuantes em todas as áreas da economia. É a segunda maior câmara americana de comércio do mundo. Sua missão é estimular a implantação de políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, que promovam o comércio, o investimento e a cidadania empresarial.

Aplauso – Com iniciativas nas áreas de arte e cultura, beneficia jovens em situação de risco social em diversas comunidades do Rio de Janeiro.

Clube das Mães – Oficina profissionalizante que disponibiliza oportunidades de formação profissional para pessoas carentes e atua na recuperação e reintegração social de moradores de rua.

FOS (Federação de Obras Sociais) – Entidade beneficente que congrega 1.500 entidades sociais. Fundada em 1963, seu objetivo é auxiliar outras entidades a se estruturarem e a exercerem, de maneira eficaz, seus programas filantrópicos.

Fundabrinq (Fundação Brasileira pelos Direitos da Criança e do Adolescente) – Mantida por pessoas físicas, empresas e agências nacionais e internacionais que lutam pela causa da criança e do adolescente, desenvolve ações, programas e projetos de sensibilização e conscientização da sociedade no tocante às questões da infância e da adolescência, produção de conhecimento sobre a realidade da criança e do adolescente e promoção de iniciativas nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer, formação profissional e inclusão digital.

Greenpeace – ONG internacional de defesa do Meio Ambiente.

Instituto Paradigma – Atua na inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência.

Integrare – Promove e facilita a participação representativa do empreendedorismo da diversidade social brasileira nas cadeias produtivas e de suprimentos.



Projeto Guri – Oferece formação musical a jovens em situação de risco social, no Estado de São Paulo. É mantido por uma associação, integrada por pessoas físicas e jurídicas, e tem como padrinho o cantor e compositor Toquinho.


SOS Mata Atlântica – Entidade ambientalista tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado.



WWF-Brasil (Worlwide Fund for Nature) – ONG dedicada à conservação da natureza. Visa harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais. Desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, uma das maiores redes independentes de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas.

Sílvia Lakatos, Agência Indusnet Fiesp


http://209.85.207.104/search?q=cache:4E9exe2UGEoJ:www.fiesp.com.br/agencianoticias/2007/07/25/mostra-socioamb-entidades-expoem.ntc+Fiesp%2BONG+Maes+do+Brasil&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=7&gl=br


: Re: Castelinho da Rua Apa
: fesanches 18/December/2007, 01:13:57 PM
Acho que grande parte da degradação do Castelinho não seja causada apenas pela história do local, mas principalmente pela ocupação dada à região. Viadutos que rasgam o espaço por todos os lados, o tráfego rápido, sempre rápido... trata-se de um local onde poucos circulam a pé, onde os que chegam em seus veículos têm dificuldades em estacionar... a questão ambiental e a paisagem urbana que se formou nesta região da cidade são entraves maiores que todas as instâncias já citadas.

Para instalar qualquer tipo de atividade turístico-cultural devemos pensar inicialmente em como receber este público.


: Re: Castelinho da Rua Apa
: Gabriel 23/February/2008, 06:52:59 AM
^ Concordo com você sobre a região, mas o caso do Castelinho é emergencial. Ainda que não tenha nenhuma atividade turística-cultural nele, neste momento, isso é o de menos. Queremos apenas que ele possa sobreviver, coisa que, a continuar neste ritmo, tem sérias chances de não acontecer...


Sorry, the copyright must be in the template.
Please notify this forum's administrator that this site is missing the copyright message for SMF so they can rectify the situation. Display of copyright is a legal requirement. For more information on this please visit the Simple Machines website.