PreservaSP

PreservaSP => Avisos => : Jorge 03/November/2010, 04:33:35 PM



: Audiência sobre a Operação Urbana Água Branca, dia 04/11 (quinta)
: Jorge 03/November/2010, 04:33:35 PM
Atenção moradores da região da Subprefeitura Lapa, amanhã (dia 4) às 18 horas, no Anfiteatro do prédio C da Uninove da Barra Funda (r. Adolfo Pinto, 108, ao lado do metrô Barra Funda), haverá uma audiência pública sobre a Operação Urbana Água Branca, criada durante o governo Maluf e que o governo Kassab pretende ampliar tremendamente.
 
É fundamental a participação dos moradores dos bairros afetados, já que o que está em jogo é a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.
 
As operações urbanas, contrariamente à propaganda oficial, não passam de mais uma maneira de colocar a cidade à venda e escancarar os bairros para a especulação imobiliária. Essa é uma realidade absolutamente inquestionável. Para demonstrá-lo, apresento apenas um fato (dentre vários):
 
Segundo a propaganda oficial, as operações urbanas consistem de uma flexibilização ainda maior da legislação urbanística do município (esta já escandalosamente permissiva desde o Plano Diretor de 2002) em troca de compensações do setor imobiliário pela realização dos empreendimentos beneficiados por essa flexibilização - as chamadas contrapartidas, que em tese serviriam para a realização de investimentos em infra-estrutura nos bairros atingidos.
 
Acontece que, ao longo de 15 anos, a prefeitura arrecadou em contrapartidas da Operação Água Branca menos de 90 milhões de reais, uma gota d'água comparado com o orçamento municipal anual - 35 bilhões de reais para 2011. E desse dinheiro, apenas 9 milhões foram realmente gastos - boa parte para cobrir custos administrativos e financeiros. Isso, repito, ao longo de 15 anos! A principal obra feita como contrapartida, o prolongamento da Av. Auro Soares de Moura Andrade, é uma ruazinha estreita que leva do nada ao lugar nenhum, e que de tão mal projetada e perigosa (termina num cotovelo de 90 graus) já provocou vários capotamentos e a acidentes com mortes
 
Portanto, peço a todos novamente: não deixem de comparecer a essa audiência, chamem seus vizinhos, e vamos manifestar nosso repúdio a essas operações criminosas. Que querem verticalizar ainda mais uma região já totalmente saturada e congestionada, destruir nossos bairros e acabar com o pouco que resta da nossa qualidade de vida. Vamos resistir à entrega de bandeja da cidade, pelos políticos corruptos, para a especulação imobiliária!
 


Sorry, the copyright must be in the template.
Please notify this forum's administrator that this site is missing the copyright message for SMF so they can rectify the situation. Display of copyright is a legal requirement. For more information on this please visit the Simple Machines website.