PreservaSP

Nossos temas => Patrimônio Histórico e Urbanismo => : Gabriel 21/June/2011, 12:07:52 PM



: 14 anos após pedido, prédio do Banespa é tombado, no centro
: Gabriel 21/June/2011, 12:07:52 PM
São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 2011 
FOCO

14 anos após pedido, prédio do Banespa é tombado, no centro


VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Após 14 anos do pedido feito pela diretoria do antigo Banco do Estado de São Paulo, o edifício Altino Arantes, ou "prédio do Banespa", foi tombado ontem pelo patrimônio histórico estadual.
Com 35 andares, era o mais alto da cidade em 1947, quando foi inaugurado no antigo centro financeiro como nova sede do banco que financiava os barões do café.
Sua arquitetura e porte, inspirados no edifício Empire State, de Nova York, representavam o orgulho da cidade pelo seu crescimento e modernização.
A resolução do Condephaat (órgão do patrimônio histórico) preserva integralmente fachada e terraço do edifício, além de cinco pisos.
Também foram tombados os móveis que contam a história da instituição financeira. Entre eles, uma mesa monumental usada nas reuniões feitas pela presidência no salão nobre.
O antigo cofre do banco, que fica no subsolo, também foi preservado.
Segundo o estudo de tombamento, os funcionários do banco chegaram a fazer um museu e a trabalhar na preservação do edifício, temendo reformas. A mais radical delas veio em 2000, quando o banco foi transferido ao governo federal, privatizado e vendido ao Santander.
O prédio já havia sido tombado pelo município em um tombamento coletivo na região do Vale do Anhangabaú, no centro, mas com proteção apenas da fachada e das proporções do edifício.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2106201130.htm


Sorry, the copyright must be in the template.
Please notify this forum's administrator that this site is missing the copyright message for SMF so they can rectify the situation. Display of copyright is a legal requirement. For more information on this please visit the Simple Machines website.