PreservaSP

Nossos temas => Patrimônio Histórico e Urbanismo => : Tatiane Cornetti 22/January/2012, 11:46:13 AM



: Governo de SP anuncia recuperação de quartel da PM
: Tatiane Cornetti 22/January/2012, 11:46:13 AM
Governo de SP anuncia recuperação de quartel da PM

AE
 
O governador Geraldo Alckmin anunciou hoje o projeto de recuperação do Quartel do Parque Dom Pedro II, na região central da capital paulista. O local será transformado em um complexo cultural com cerca de 15 mil m2, abrigando o Museu Histórico da Polícia Militar e uma Fábrica de Cultura.

O projeto de recuperação do Quartel será realizado conjuntamente pelas Secretarias de Segurança Pública - proprietária do imóvel - e da Cultura, responsável por orientar e acompanhar a elaboração dos projetos e a implantação do museu e da Fábrica de Cultura. Além do Museu Catavento, que já funciona na região, o governo está construindo o Museu de História de São Paulo na antiga Casa das Retortas. Os três empreendimentos somam quase 70 mil m2 inteiramente dedicados à cultura e ao lazer no Parque Dom Pedro II e no bairro do Glicério.

A expectativa é realizar a licitação da etapa de obras de restauro e adequação dos espaços, prevista para durar 18 meses, com prazo de conclusão indicado para setembro de 2014. O governo estima investir R$ 49 milhões considerando projetos, obra de restauro e implantação do museu e da Fábrica de Cultura.

A primeira planta do terreno data de 1765. Ao longo das décadas, o edifício principal ganhou novos corpos laterais para permitir os novos usos que foram dados à construção: Convento das Irmãs Duarte (1852), Seminário de Educandos (1860), Seminário de Educandas (1861) e Hospício dos Alienados (entre 1862 e 1905), no qual morreu o poeta Paulo Eiró (1871).

A partir de 1905, a edificação foi adaptada para receber o quartel e o almoxarifado da Força Pública. Pertenceu, então, ao Exército e abrigou o 2º Batalhão de Guardas até 1992, quando foi transferido para a Polícia Militar de São Paulo.

Tombado pelo Condephaat desde 1981, o espaço agora ganha função cultural ao sediar o Museu Histórico da Polícia Militar, com documentos, veículos e objetos históricos, além de recursos interativos que apresentam a trajetória da corporação no Estado para garantir a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.



Publicado no site da Isto É (18/01/2012)
http://www.istoe.com.br/noticias/187179_GOVERNO+DE+SP+ANUNCIA+RECUPERACAO+DE+QUARTEL+DA+PM/1


Sorry, the copyright must be in the template.
Please notify this forum's administrator that this site is missing the copyright message for SMF so they can rectify the situation. Display of copyright is a legal requirement. For more information on this please visit the Simple Machines website.