PreservaSP

PreservaSP => Clipping - PreservaSP => : Tatiane Cornetti 20/April/2012, 10:03:45 AM



: Casarão é demolido em Pinheiros contra decisão da Justiça
: Tatiane Cornetti 20/April/2012, 10:03:45 AM
Casarão é demolido em Pinheiros contra decisão da Justiça
TIAGO DANTAS

O casarão que fica na Rua João Moura, 740, em Pinheiros, zona oeste da capital, foi demolido hoje de madrugada, apesar de a Justiça ter determinado, na segunda-feira, que o imóvel não poderia ser derrubado enquanto seu tombamento não fosse avaliado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Moradores de Pinheiros e a Associação Preserva São Paulo haviam entrado com um pedido de tombamento do casarão em 1º de março. A questão ainda seria avaliada pelo Conpresp, que poderia decidir abrir um processo de tombamento, o que também impediria a demolição. O grupo alega que a construção é única no bairro e que seus quase 2 mil metros quadrados de área verde deveriam ser preservado.

Na decisão de segunda-feira, a juíza Simone Viegas de Moraes Leme, da 8.ª Vara de Fazenda Pública da capital, fixou uma multa de R$ 62.200 por dia caso a demolição continue. A liminar concedida por ela suspendia o alvará de demolição expedido pela Prefeitura. Segundo ela, caso o Conpresp decida iniciar o processo de tombamento e o imóvel estivesse demolido, o dano ao patrimônio histórico seria irrecuperável.

Vizinhos disseram que o casarão e outros imóveis da quadra darão lugar a um novo empreendimento imobiliário. Os proprietários do terreno e a construtora responsável pela obra ainda não foram localizados para comentar a demolição.



Publicado no JT (28/03/2011)

http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/tag/rua-joao-moura/


: Casarão é demolido em Pinheiros contrariando liminar expedida pela Justiça
: Tatiane Cornetti 20/April/2012, 10:28:39 AM
Casarão é demolido em Pinheiros contrariando liminar expedida pela Justiça

Um casarão da Rua João Moura, em Pinheiros, foi demolido nesta madrugada, 28, contrariando decisão judicial expedida dois dias antes. A juíza Simone Viegas de Moraes Leme, da 8ª Vara de Fazenda Pública da capital, havia determinado na segunda-feira, 26, que a demolição deveria ser interrompida até que os órgãos de defesa do patrimônio histórico avaliassem seu tombamento. Foi estipulada multa diária de R$ 62.200 caso a demolição continuasse.

O pedido de tombamento foi impetrado pela ONG Preserva São Paulo, a pedido de moradores de Pinheiros que integram o movimento contra a verticalização desenfreada do bairro. Na tarde de ontem, 27, um grupo de 10 moradores fez vigília em frente ao imóvel para garantir que a demolição não fosse reiniciada. Porém, na madrugada de ontem para hoje a demolição foi concluída.

O movimento Moradores Contra a Verticalização de Pinheiros prepara para este sábado (31), às 15h, na Praça Benedito Calixto, uma “passeada” pelo bairro contra a sua verticalização.



Publicado no site SPRESSOSP (28/03/2011)
http://www.spressosp.com.br/2012/03/casarao-e-demolido-em-pinheiros-contrariando-liminar-expedida-pela-justica/


Sorry, the copyright must be in the template.
Please notify this forum's administrator that this site is missing the copyright message for SMF so they can rectify the situation. Display of copyright is a legal requirement. For more information on this please visit the Simple Machines website.