PreservaSP
24/Junho/2019, 04:20:32 pm *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
  Home Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
  Ver Mensagens
Páginas: [1]
1  PreservaSP / Casarões da Alameda Santos / Re: Casarão de 1911 nos Jardins pode dar lugar a mais um prédio : 18/Outubro/2009, 01:08:13 pm
Agradeço a informação. Tomara Deus que o Conpresp julgue o óbvio, que este imóvel extremamente bem conservado possui grande valor histórico.
2  PreservaSP / Casarões da Alameda Santos / Re: Casarão de 1911 nos Jardins pode dar lugar a mais um prédio : 04/Outubro/2009, 01:46:06 am
Em que pé anda a situação desse casarão?
3  Galeria de Fotos / São Paulo / Re: Mosaicos em Pastilhas : 29/Setembro/2009, 10:09:39 am
Uau! Que lindo! Aonde também tem um trabalho lindíssimo em mosaico, de cair o queixo, é no piso do altar da igreja de N. Sra. da Consolação, na Praça Roosevelt. Lá, o desenho é da faxada da igreja, lindo mesmo.
Parabéns pelas fotos!
4  Nossos temas / Patrimônio Histórico e Urbanismo / Re: Arquitetos criticam novo neoclássico em SP : 19/Setembro/2009, 04:23:20 am
Desde o advento do Modernismo os arquitetos brasileiros perseguem todo e qualquer estilo que remeta à Europa e seja anterior a ele; tanto é que nos tempos em que Lucio Costa foi presidente do IPHAN muitas construções lindíssimas construidas no começo do século XX se perderam, devido ao fato dele e sua turma darem o menor valor em uma arquitetura que não fosse a sua, o Modernismo. Ainda hoje é assim, a grande maioria dos arquitetos da o menor valor à mestres como Ramos de Azevedo e aqueles que ousam sair dessa ditadura arquitetonica que somente aceita o pós-Modernismo.
Essas opiniões são de meia-dúzia de arquitetos que não tem a menor sensibilidade e respeito aos seus colegas, não reflete o gosto da imensa maioria das pessoas. A grande verdade é que eles sabem que o neoclássico é muito mais belo que o estilo deles, e por isso temem a comparação e criticam quem ousa peita-los.
5  Nossos temas / Patrimônio Histórico e Urbanismo / Re: Vídeo - Cine Marabá reabre suas portas mais moderna e charmosa : 07/Junho/2009, 01:09:45 pm
No meio de tanta notícia ruim quanto à preservação do patrimônio paulistano, temos essa que nos enche de esperança e alegria. Cheguei a entrar no Marabá antes dessa reforma, e de fato tudo era muito sujo, poltronas rasgadas, infiltrações, enfim, a coisa era mais que decadente. Fui mais para admirar o prédio que ver o filme, e fiquei chocado com tanto descaso. Essa iniciativa da PlayArte é digna de aplausos, gastar oito milhões no restauro de uma sala de cinema não é coisa corriqueira nesse país.
Tomara que o Cine Ipiranga tenha o mesmo destino. Também cheguei a entrar nele, e posso dizer que ele é infinitamente mais bonito que o Marabá, possui mármores brancos e verdes por todo lado, há logo no hall um relógio em que em cada número existe um símbolo de cada signo do Zodiaco, a iluminação possui planejamento especial de modo a quanto mais perto da sala de projeção mais fraca ela ficar, é lindo, porém estava em situação parecida a do Marabá quando foi fechado.
Mesmo com os vários bolas foras da prefeitura eu acredito que estes projetos referentes aos cinemas serem recuperados ou transformados em salas de música vão dar certo. Existe muito empenho nisso, e quando se quer algo, isso acontece.
6  Galeria de Fotos / São Paulo / Re: Residência no Pacaembu : 26/Maio/2009, 07:03:32 am
Ela tem uma cara de fim dos anos 50, pode ser que eu esteja enganado, mas parece ser dessa época. Tem bastante coisas de gosto duvidoso nessa casa, como esses vidros jateados, mas mesmo assim vale a pena continuar existindo.
7  Galeria de Fotos / São Paulo / Re: Hospital Matarazzo - visto de um ângulo diferente ... : 13/Maio/2009, 02:06:19 am
Realmente é um absurdo o que está acontecendo com o Hospital Matarazzo, um prédio tombado que como disse a nossa amiga aí acima, mesmo um míope é capaz de constatar a sua degradação, e nada é feito. Qualquer dia um pedaço vai acabar desabando, é só uma questão de tempo, se nada for feito e logo.
Outro lugar tombado, em São Paulo, que daria ótimas fotos constatando o avançado estado de deterioração é a Vila Itororó, no Bexiga. Por lá a coisa está pela hora da morte, muito mais que no hospital... valeria a pena uma visitinha.
8  Nossos temas / Patrimônio Histórico e Urbanismo / Re: Folha de S.Paulo - Centro terá mais opções culturais com revitalização : 22/Abril/2009, 03:54:18 am
Parece que agora a coisa vai prá frente! Rsrsrsrs! A prefeitura está contratando um pessoal altamente capacitado, cheios de idéias, com vontade de dar ao centro uma cara distinta da atual e nova vocação. Reformar estes cinemas é um sonho antigo de todo paulistano, transforma-los em lugares aonde ao invés de imoralidades, pulgas, ratos e baratas reine a cultura fará com que o centro passe a ser novamente frequantado em suas noites por pessoas sedentas de arte, por amantes da cultura. Estou curioso para ver o resultado da reforma do Cine Marabá, que começou já há algum tempo e está em fase final de acabamento.
Quanto à reforma do Cine Olido, promovida pela Sra. Suplicy, o que tivemos foi a deformação da arquitetura de um dos cinemas mais belos e completos que São Paulo já teve, não houve o menor respeito ao estilo original tão bem elaborado. Uma vergonha o que houve ali! Cabe a nós, qual sentinelas, fiscalizar este novo projeto, já que pelo que li em outras fontes estão querendo demolir o Cine Oásis... tomara que com as reformas destes cinemas antigos não repitam os erros da dita prefeita, pq este projeto tem tudo para dar certo, e fazer com que o centro volte a ser lugar de beleza.
9  Galeria de Fotos / São Paulo / Re: Casa no Jardim Sao Paulo : 16/Abril/2009, 04:35:02 am
Lindíssima essa casa em estilo neo-colonial! Linda mesmo!
10  Nossos temas / Patrimônio Histórico e Urbanismo / Re: Prefeitura desocupa edifício Mercúrio : 14/Abril/2009, 07:23:31 am
Sinceramente sou favorável à demolição dos edifícios Mercúrio e São Vito, pq como já foi bem lembrado eles se tornaram o símbolo da invasão imobiliária e da degradação do centro, além de suas reformas serem altamente caras e é inviável tê-los como residências populares - seria impossível manter um elevador funcionando em um prédio com essas pessoas morando ali, quem já entrou em um conjunto habitacional sabe como tudo é destruído.
Suas arquiteturas tem nada de belo e histórico, não merecem ser preservados, ao contrário destes casarões que estão por um fio.
Páginas: [1]
Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!