PreservaSP
12/Novembro/2019, 09:01:59 pm *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Carta aberta à Presidente do IAB-SP  (Lida 3345 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Jorge
Administrator
Membro
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 121


Ver Perfil WWW
« : 26/Janeiro/2009, 08:18:32 pm »

Ilma. Arquiteta Rosana Ferrari
Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo


 

São Paulo, 25 de janeiro de 2009.


Prezada Senhora:

Escrevemos a presente para demonstrar nossa perplexidade – para não dizer indignação - diante do posicionamento do representante do IAB-SP no Conselho  Municipal  de  Preservação  do  Patrimônio  Histórico,  Cultural  e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp, particularmente no caso da rejeição ao tombamento do casarão situado na Rua Haddock Lobo, 633, esquina com Alameda Santos. Apesar de ter sido o tombamento do imóvel em questão solicitado pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura e do parecer favorável do Conselheiro Relator, a preservação do casarão foi rejeitada por cinco votos a quatro, tendo sido o voto contrário do representante do IAB decisivo para a não proteção ao bem. A atitude do representante do IAB adquire especial relevância diante da quantidade irrisória de resoluções de tombamento nos últimos tempos – apenas duas ao longo de todo o ano de 2008, ambas relativas a imóveis sem qualquer ameaça de demolição ou descaracterização.

A postura do conselheiro do IAB vai de encontro à tradição desta instituição de defesa do patrimônio edificado da cidade, e das aspirações da sociedade como um todo por uma atuação mais firme dos órgãos oficiais de preservação, particularmente num período em que vivemos de verdadeira devastação da nossa paisagem urbana em virtude de uma bolha imobiliária sem precedentes na história da cidade.

Uma vez que o atual representante do IAB-SP no Conpresp foi indicado pela gestão anterior, derrotada nas urnas, esperamos que V.Sa. tome providências no sentido de imprimir à representação de sua entidade naquele órgão uma postura mais afinada com os ideais da chapa vitoriosa, da história do IAB e das aspirações da sociedade.

Atenciosamente,


Jorge Eduardo Rubies
Presidente da Associação Preserva São Paulo
www.preservasp.org.br

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!