PreservaSP
18/Dezembro/2017, 04:10:25 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!

Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hospital Matarazzo - visto de um ângulo diferente ...  (Lida 34217 vezes)
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« : 26/Fevereiro/2009, 07:11:37 »

« Última modificação: 05/Junho/2009, 08:19:31 por Tatiane Cornetti » Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #1 : 26/Fevereiro/2009, 07:38:10 »

Tirei esta foto no mesmo dia que fotografei a igreja, no dia 20 de janeiro deste ano. Como na foto da igreja, também fotografei um dos prédios "amarelo" através de uma janela da Maternidade ( através do vidro), só que de outro ponto . Eu achei linda aquela imagem! Aquela arquitetura que resiste  - ainda bela - a toda degradação que vem sofrendo, ao lado daquelas árvores !!!Bela imagem !!! Sorridente
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #2 : 06/Março/2009, 07:30:12 »

Segue mais uma foto do hospital Matarazzo. Essa foto mostra um dos pequenos jardins que fazem parte do hospital.Eles se encontram em meio as "alas" que unem os prédios . São todos muito bonitos !!!
« Última modificação: 02/Maio/2009, 02:59:09 por Tatiane Cornetti » Registrado
lusmith
Novato
*

lunassau@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #3 : 08/Março/2009, 03:35:14 »

Me lembro muito desse jardim, pois na época que eu frequentava o Hospital, eu adorava ficar olhando para este jardim.
Na verdade eu olhava tudo nesse Hospital, mesmo que eu era muito pequena, mas me lembro perfeitamente de tudo. E tudo era explendido! É uma pena que atualmente o Complexo Hospitalar  esteje sendo tão judiado, sofrendo todo tipo de degradação, e o jardim é apenas umas das partes totalmente conservadas do Complexo. Quando estive lá pela ultima vez, fiquei sentada por muito tempo ali, e observando a natureza! Rolar os Olhos
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #4 : 09/Março/2009, 07:08:23 »

Segue agora uma foto da Maternidade Condessa Filomena Matarazzo. Por fora, parece que o tempo e o descaso não interferiram tanto na aparência da Maternidade, mas por dentro ... Mesmo as partes que foram " restauradas " digamos assim, estão em situação muito crítica. O chamado " restauro " de alguns cômodos, não passou de obras " superficiais" que não ajudaram em nada !!! Indeciso
« Última modificação: 02/Maio/2009, 02:59:59 por Tatiane Cornetti » Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #5 : 10/Março/2009, 06:54:44 »

Segue agora mais uma foto da Maternidade Condessa Filomena Matarazzo. A Maternidade foi inaugurada em 1946 . Essa maternidade foi considerada a melhor da América do Sul por muito tempo. Nessa maternidade nasceram paulistanos de todas as partes, de todas as classes sociais - desde o mais humilde cidadão até os descendentes do Conde Franceso Matarazzo .
« Última modificação: 02/Maio/2009, 03:00:39 por Tatiane Cornetti » Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #6 : 10/Março/2009, 07:13:48 »

Essa foto foi tirada há três dias atrás por uma pessoa favorável à restauração e reativação do Hospital Matarazzo !!! Devido a denùncia de irregularidades no estacionamento da PREVI ( o estacionamento funcionava sem alvará) , o hospital foi " lacrado" pela prefeitura . Mas até agora não sabemos no quê isso tudo vai dar ... A PREVI argumentou que não está "sabotando o imóvel - e que ele está em boas condições " - tanto é que para disfarçar , parece que até pintaram as fachadas, para disfarçar o que estava acontecendo do lado de dentro ... O caso é que estamos muito preocupados sobre o que pode acontecer daqui por diante. Já existe gente " os famosos lobistas " querendo obter informações sobre o local  !!!

Ainda sobre isso ...

Recentemente postei uma espécie de depoimento num site chamado "São Paulo Minha Cidade" , no qual eu relatei minha relação com esse lugar e falei também da nossa campanha em "salvar" o imóvel . Muita gente se manifestou favorável a essa campanha !!! Esperamos conseguir a adesão de mais pessoas, pois o hospital está marcado na história da cidade de São Paulo, pois além do ótimo atendimento que prestou às pessoas, esse hospital foi um " marco", um símbolo da integração  dos imigrantes italianos na sociedade paulistana . Digo isso porque não existe ninguém que more na Bela Vista ( muitos deles descendentes de italianos ) por mais de 20 anos que não se lembre do hospital, o " ospedale" como é chamado pelos italianos. Inclusive, o rei da Itália na época, foi na inauguração do Hospital Matarazzo, em agosto de 1904 ...

Ah, a notícia que saiu no Estadão no mês passado, repercutiu também na Itália !!!

Vou deixar o link do meu texto no site "saopaulominhacidade":

http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=2941
« Última modificação: 02/Maio/2009, 03:02:01 por Tatiane Cornetti » Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #7 : 20/Março/2009, 05:32:49 »

« Última modificação: 02/Maio/2009, 03:04:38 por Tatiane Cornetti » Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #8 : 20/Março/2009, 05:37:22 »

Tirei a foto acima do primeiro andar da Maternidade Condessa Filomena Matarazzo. Essa é uma das partes que eu considero mais bonitas de lá . Infelizmente quando estive lá da última vez, a situação piorou muito. Havia um buraco no teto que não tinha na época que tirei essa foto ( em setembro do ano passado). É difícil imaginar que um buraco daquele tenha surgido do nada, pois pelo que me lembro o forro não era de gesso!!! Estranho não??? Hein
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #9 : 20/Março/2009, 06:38:04 »

Tirei essa foto da escadaria da maternidade ...
« Última modificação: 02/Maio/2009, 03:06:17 por Tatiane Cornetti » Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #10 : 27/Março/2009, 06:05:03 »

« Última modificação: 02/Maio/2009, 03:06:38 por Tatiane Cornetti » Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #11 : 27/Março/2009, 06:24:18 »

A foto acima foi tirada do lado externo de um dos edifícios do complexo hospitalar Umberto Primo ou simplismente " Hospital Matarazzo" . Quando o hospital funcionava, naquele lugar havia um guichê onde era feito o primeiro atendimentos aos pacientes . Havia um enorme banco no local onde ficávamos sentados esperando ... Enquanto isso era possível ficar observando o enorme jardim ao redor com belas árvores e com alguns bancos ( que ainda existem ) ...

Falando nisso :

Na última segunda-feira  ( dia 23 de março) a rádio Bandeirantes fez uma reportagem sobre o Hospital Matarazzo ... Foi no Jornal Primeira Hora ( que vai ao ar entre 7h às 8h da manhã) .  Para poder ouvir o programa é só acessar o site da rádio Bandeirantes na Internet : www.radiobandeirantes.com.br . Depois vá no podcasting " Jornal Primeira Hora" . Em seguida clique em " notícias " e clique no link " escutar podcast do dia 23/03 ". Ou então clique no link abaixo, que é mais fácil ! rsrsrs Grin

http://radiobandeirantes.terra.com.br/noticias.asp?PDT=24&ID=83&P=10

Postei dois textos na página oficial do Hospital Matarazzo, referentes a essa reportagem:

http://blogs.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendId=405811066&blogId=479278104

e

http://blogs.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendId=405811066&blogId=479478526

Além dessa reportagem da rádio Bandeirantes, há pouco tempo ( em fevereiro desse ano ) foi publicado um texto sobre o Hospital Matarazzo  ( e também sobre a antiga Maternidade São Paulo) no site do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Confiram :

http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Jornal&id=1115
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #12 : 01/Abril/2009, 03:16:46 »

A foto acima foi tirada por uma colega. Ela tirou essa ( dentre outras fotos) há alguns dias atrás. Ela mora na Bela Vista e está fazendo um trabalho para a faculdade sobre o Hospital Matarazzo. Com isso, ela também acabou entrando nesse caso! Ela conseguiu entrar somente na área que compreende o estacionamento e assim conseguiu tirar algumas fotos da parte externa dos edifícios. Quando ela tentou tirar mais fotos, foi impedida por um dos seguranças ...
Parece que equipes da tv Record e da Bandeirantes tentaram entrar lá, mas a PREVI  " NÃO AUTORIZOU A ENTRADA DELES" . Por que  será né??? Quem não deve, não teme !!! O que será que eles temem 
Hein
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #13 : 01/Abril/2009, 03:20:34 »

Na foto abaixo dá pra reparar as marcas que as infiltrações estão causando nas fachadas dos prédios . Ainda é possível ver uma antiga placa na parede  - da época que o hospital funcionava ... Chorar

« Última modificação: 02/Maio/2009, 03:10:13 por Tatiane Cornetti » Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #14 : 11/Abril/2009, 03:03:00 »

« Última modificação: 02/Maio/2009, 03:11:12 por Tatiane Cornetti » Registrado
Páginas: [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: