Eu escrevi um texto no meu blog sobre o Hospital. Quais seriam as vantagens que a PREVI terá se caso vender o Hospital! Se quisserem visitar, serão bem vindos:
http://hospital-matarazzo.blogspot.comAh uma coisa. Muitas pessoas gostariam que o complexo virasse museu também. Embora eu ache que São Paulo necessite de museus, acho que ali não seria um local certo para está função.
Primeiramente o Hospital Matarazzo fica em uma área próxima ao MASP, e com certeza o MASP iria se opor a está ideia (como fez na época que queriam transformar a mansão dos Matarazzo em um "Museu dos Trabalhadores". O MASP era contra - e disse que ao invez de ganhar mais um, deveria melhorar os já existentes). Obvio eles não querem concorrentes.
Além disso seria um desperdicio de terreno. O Complexo Hospitalar Umberto Primo ou Matarazzo tem 27 mil metros, e como abrigar um acervo tão gradioso ali? Teria que investir MUITOOOOO DINHEIRO e fora que não seria garantia de viria um retorno para quem investisse, fora que uma pequena parcela da população paulistana visita museus!
Hospital é diferente. Mesmo que na Avenida Paulista tem bastante hospitais, a maioria são particulares. Sendo que ali fica em uma região central, que todos conhecem, e fora que tem um bom serviço de transportes (ônibus para todas as regiões da capital, metrô e etc).
Quando estive no Arquivo Histórico, tive a honra de ver as plantas originais do Hospital, e é claro, ele foi projetado para está função. Cada dinheiro investido ( doações do conde Francesco Matarazzo além de quermesses e festivos na região do Bixiga para arrecadar dinheiro) era para se contruir uma nova ala, uma nova enfermaria, uma nova casa de saúde ... e o melhor que era para todos!
Atualmente vemos que São Paulo necessita sim de novos hospitais e públicos, e o Hospital Matarazzo seria o local ideal para está função. Já está construído e foi projetado para está finalidade e será a melhor opção para dar um novo uso ao local.
Hospital nunca é demais! Em algum periodo da nossa vida precisaremos de um! E que tem uma excelênte arquitetura!