PreservaSP
20/Julho/2019, 06:53:59 pm *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Centro terá mais opções culturais com revitalização  (Lida 2896 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Gabriel
Administrator
Membro
*****

Karma: 0
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120


Secretário-Geral

rostey@ig.com.br
Ver Perfil Email
« : 20/Abril/2009, 04:46:19 pm »

Centro terá mais opções culturais com revitalização
Projeto prevê melhorias na área entre o Teatro Municipal e a av. São João

Prefeitura vai recuperar três antigos cinemas e dois devem ser reformados pelo dono dos prédios; processo de desapropriação foi iniciado

Os cinemas de rua devem voltar ao centro de São Paulo. Mas nem todos como cinemas. A ideia faz parte do projeto de revitalização do "corredor" que vai do Teatro Municipal às avenidas Ipiranga e São João.
A prefeitura deve desapropriar três antigos cinemas e dois devem ser recuperados pelo próprio dono dos prédios.
Já estão em processo de desapropriação os antigos Cine Marrocos, Cine Art Palácio e Cine Ipiranga. O Marrocos deve ser transformado em cinema municipal. O Art Palácio provavelmente será uma casa de espetáculos musicais -a Secretaria da Cultura diz que inspirado no Radio City Music Hall, de Nova York. O destino do Ipiranga ainda não foi definido.
O Cine Marabá, na avenida Ipiranga, está em fase final de reforma e deve ser reaberto ainda neste mês. Já a reforma do Cine Metrópole, na praça Dom José Gaspar, está sendo avaliada pelo Conpresp (conselho municipal do patrimônio histórico). Nos dois casos, o proprietário dos imóveis decidiu fazer a recuperação.
Outros dois antigos cinemas -Windsor e Paissandu- também podem ser recuperados, mas não está definido se serão desapropriados ou mesmo se é possível integrá-los ao projeto.
Para ser uma espécie de "integradora" desse polo cultural -que já conta com o Teatro Municipal e as galerias Olido e do Rock- será construída a praça das Artes que abrigará os corpos artísticos do Municipal -Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade, Coral Lírico, Coral Paulistano e Quarteto de Cordas-, o Centro de Documentação Artística, escolas de música e dança. Essa foi a única obra já liberada neste ano pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
Outros dois projetos também estão em andamento na área. Um, da própria prefeitura, é a Escola de Circo Piolin. O outro, um centro cultural projetado por arquitetos de Paris para a antiga sede da Polícia Federal.
(EVANDRO SPINELLI)



Publicado na Folha de S. Paulo (19/04/2009)
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1904200903.htm
« Última modificação: 01/Maio/2009, 11:16:49 am por Tatiane Cornetti » Registrado
JTelles
Novato
*

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 10


Ver Perfil
« Responder #1 : 22/Abril/2009, 03:54:18 am »

Parece que agora a coisa vai prá frente! Rsrsrsrs! A prefeitura está contratando um pessoal altamente capacitado, cheios de idéias, com vontade de dar ao centro uma cara distinta da atual e nova vocação. Reformar estes cinemas é um sonho antigo de todo paulistano, transforma-los em lugares aonde ao invés de imoralidades, pulgas, ratos e baratas reine a cultura fará com que o centro passe a ser novamente frequantado em suas noites por pessoas sedentas de arte, por amantes da cultura. Estou curioso para ver o resultado da reforma do Cine Marabá, que começou já há algum tempo e está em fase final de acabamento.
Quanto à reforma do Cine Olido, promovida pela Sra. Suplicy, o que tivemos foi a deformação da arquitetura de um dos cinemas mais belos e completos que São Paulo já teve, não houve o menor respeito ao estilo original tão bem elaborado. Uma vergonha o que houve ali! Cabe a nós, qual sentinelas, fiscalizar este novo projeto, já que pelo que li em outras fontes estão querendo demolir o Cine Oásis... tomara que com as reformas destes cinemas antigos não repitam os erros da dita prefeita, pq este projeto tem tudo para dar certo, e fazer com que o centro volte a ser lugar de beleza.
Registrado
lusmith
Novato
*

Karma: 0
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 38


lunassau@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #2 : 04/Maio/2009, 06:55:45 pm »

Realmente eu espero que São Paulo seje revitalizada (mas sem demolir nada, fique bem claro isso), e ganhe novos espaços culturais! No começo do século passado, tudo acontecia no centro. Tinha cinemas luxuosos, casarões lindissimos, teatros e etc, mas tudo isso foi se perdendo ao longo dos anos, então eu espero que o centro volte a ter um espaço cultural como antes!!!! Ich Warte Grin
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!