PreservaSP
03/Julho/2020, 05:33:23 pm *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: São Paulo em comparação com outras cidades do Brasil e outras cidades do mundo  (Lida 3016 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
neidedickinson
Membro Júnior
**

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 65


Ver Perfil Email
« : 03/Maio/2009, 02:49:33 pm »

São Paulo é uma metrópole cheia de controvérsias, cheia de contradições. Um mix de culturas diferentes, paisagens diferentes . Uma cidade que vive sempre em " ritmo frenético" .
São muitas as opiniões que as pessoas tem sobre São Paulo e essas opiniões são tão controversas como a cidade é . Pelo Brasil , ou dentro da própria cidade, tem gente que ama, tem gente que odeia São Paulo e cada uma dessas opiniões faz algum sentido.
Assim - controversa  - também é a arquitetura de São Paulo . Uma mistura entre o velho e o novo, mix de referências de culturas e povos diferentes. Tudo misturado numa só cidade. É difícil saber o que é " realmente" de São Paulo e o que não é. O caos da metrópole ( também chamada de " cidade do trabalho" ) caracterizado por arranha-céus se mistura a um pequeno fragmento da  " São Paulo de outros tempos" - que ainda resiste em meio a tantos prédios " modernos" .

Para exemplificar o que estou querendo dizer, vou citar um exemplo:

Meu ex-namorado, um sueco chamado Jörgen Zetteberg, é um empresário que ao mesmo tempo trabalha na Bolsa de Valores de Estocolmo - capital da Suécia ( pelo menos trabalhava) . Como todo bom ariano, Jörgen é audacioso, impetuoso ... impulsivo . Por isso mesmo ele adorava trabalhar na Bolsa de Valores . Adorava se " arriscar" , investir alto no mercado de ações  para obter mais capital a curto prazo . Quando ele veio pra São Paulo pela primeira vez, imaginem qual lugar ele quis conhecer primeiro?
Isso mesmo, a Bovespa ! Lá ele se sentiu em casa ...

Ele adorou o lugar, mas não simplismente pelo lugar em si, mas também gostou do prédio que abriga a Bovespa. Isso despertou nele a imensa vontade de desbravar a cidade, a começar pela rua XV de Novembro. E qual foi um dos prédios eleitos por ele???
Foi o prédio da Antiga Sede do Banco Francês e Italiano para a América do Sul, concebido por Giulio Micheli - em 1919 ( esse foi o mesmo arquiteto que construiu o Pavilhão Administrativo do Hospital Matarazzo).
Como Jörgen adora agitação, caos, mix de várias coisas acontecendo ao mesmo tempo - São Paulo foi uma boa pedida. ! Extressado, ele se identificou à primeira vista com a cidade . Do centro histórico à Avenida Paulista. O novo e o velho, referências vindas de todas as partes do mundo - São Paulo, uma cidade multicultural e multi-étnica que conquistou o coração de um europeu . Em pouco tempo ele conhecia mais partes da cidade do que eu, que nasci aqui. NÃO TENHO MAIS NADA COM ELE, MAS PELO QUE EU SEI ELE CONTINUA UM " APAIXONADO POR SÃO PAULO".

Mas existe alguma semelhança entre São Paulo e Estocolmo Hein Quais seriam as semelhanças ? E as principais diferenças?

Pra começar, a Suécia ( cuja capital é Estocolmo) é um país de " Primeiro Mundo", mantendo-se nas primeiras posições no ranking de IDH ( é uma das nações mais igualitárias do mundo), possui também uma das maiores expectativas de vida do mundo . A Suécia possui um sistema político-econômico chamado de " política de terceira-via", ou seja, possui uma economia de mercado, mas com igualdade social, baseado na distribuição igual das riquezas entre toda a população obtida através da alta tributação sobre os mais ricos. O regime político é a monarquia ... É um país antigo, cujo nome do hino é : " Minha pátria antiga e livre " .

Já o Brasil é um país subdesenvolvido, cuja principal característica é a desigualdade social. Foi uma colônia de exploração, e isso explica o porque até hoje nosso país é subjulgado pelas nações mais poderosas do mundo. A educação, a saúde, enfim ... basicamente todos os serviços básicos são deficitários por aqui. Nosso país, ao contrário da Suécia, é considerado um país jovem !

Estocolmo representa um pouco do que a Suécia é. Já São Paulo traduz as grandes contradições e diferenças existentes no Brasil ( uma cidade na qual você pode encontrar do que existe de mais moderno com do que existe de mais retrógrado !  o que existe nas nações mais desenvolvidas convivendo com um quase de " pobreza extrema" , típica de outras regiões do Brasil).

Estocolmo é uma cidade formada sobre ilhas. As águas são limpas e não existe poluição. São Paulo é uma cidade cortada por alguns rios, mas infelizmente todos esses rios estão poluídos;

Estocolmo é uma cidade antiga, como mais ou menos 759 anos. São Paulo é razoavelmente nova ;

Estocolmo é basicamente dividida em duas partes: A Cidade Velha e a Cidade Nova. A Cidade velha é uma pitoresca "vila medieval" com fortificações , alguns castelos , ruas estreitas e alguns casarões típicos.

A arquitetura da Cidade Velha ( ou Gamla Stan ) é bem característica da " arte nórdica ", que sofreu influência indireta da arquitetura russa ( um bom exemplo da arquitetura russa pode ser percebida em fotos da Praça " Bolchevique" Vermelha;

A " São Paulo de outros tempos" pode ser apreciada em apenas alguns  poucos sobreviventes à industrialização e o " boom imobiliário" . Pode ser apreciada principalmente na parte que compreende o " Centro Velho  de SP" .

Portanto, Estocolmo, que é uma cidade bem mais velha que São Paulo, tem praticamente todos os seus monumentos preservados ( excluo os que foram destruídos pelas guerras ). Os mesmos " vikings " que outrora incendiavam igrejas, pilhavam cidades, faziam prisioneiros - souberam preservar sua história, enquanto São Paulo preferiu aniquilar sua história em nome do progresso !

São Paulo já era considerada " moderna" desde a década de 20. Quando a alemã Olga Benário Prestes esteve de passagem por São Paulo, nos anos 30, ela ficou impressionada com a modernidade da cidade para a época. Ela quem veio de um país europeu que preserva bastante sua história e sua indentidade ...

A Cidade Nova ( de Estocolmo ) apresenta muita modernidade, com referências vindas de várias partes do mundo ( muitas dessas influências foram trazidas pelos imigrantes) . O mesmo a dizer de São Paulo ...

A Estocolmo Antiga ainda possui sua " indentidade arquitetônica", já São Paulo não ! Mas isso não torna São Paulo pior do que Estocolmo ou qualquer outra cidade do Brasil ou do mundo . São dois extremos localizados em países totalmente diferentes, mas que possuem alguns monumentos bem parecidos. Por exemplo: o prédio que abriga a prefeitura de Estocolmo , chamado de " Stadhuset" se parece razoavelmente com a nossa Estação da Luz ! O Palácio oficial da família real sueca , chamado de " Drottningholm" ( ou " A Casa da Rainha) é muito similar com o nosso " Museu do Ipiranga", inclusive os jardins de ambos são bastante  parecidos .

É isso ! Depois citarei exemplos " brasileiros " que tem diferenças e semelhanças com São Paulo em relação à indentidade arquitetônica e a preservação das mesmas !!!

Para quem ficou curioso em saber como é Estocolmo ( e a Suécia em geral), colocarei links de alguns sites suecos:

www.si.se
www.visit-sweden.com
www.sweden.se
Registrado
lusmith
Novato
*

Karma: 0
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 38


lunassau@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #1 : 04/Maio/2009, 06:39:41 pm »

Realmente, São Paulo é uma cidade que não preserva os seus monumentos. Isso é muito triste, pois São Paulo acaba sendo uma cidade sem memória!  Oque é uma cidade sem memória? Na maioria dos outros paises não é assim, eles sabem preservar seus monumentos e ao mesmo tempo, fazem construções modernas! Vemos no caso da Alemanha (Deutschland) tem construções modernas e ao mesmo tempo eles preservam seus palácios, seus castelos...e isso é bom que gera um turismo grandioso! Temos o caso da Holanda (Nederland) que novo convive com o antigo! Temos a cidade de Rotterdam que tem a arquitetura moderna, mas temos Amsterdam que é uma cidade que tem uma arquitetura baseada nas construções do séc XVII, conservadissimas! Eles restauram, e depois readaptam os monumentos para um novo uso! Den Haag também é assim, temos o maravilhoso Vredespaleis, o grande Mauritshuis que agora é um museu, e antes era a casa do saudoso Mauricio de Nassau (governador do Brasil holandês) e tantos outros monumentos intáctos.
Temos o Egito que conserva suas piramides, a Grécia, Roma (Itália) e tantos outros paises. Um dos únicos paises que segue um exemplo parecido com São Paulo é os Estados Unidos, e agora sabemos que nem sempre a modernidade é um bom negócio?
No Brasil temos cidades que preservam seus monumentos e a sua História! Temos Recife e Olinda (em Pernambuco) que preserva muito de seus casarões coloniais, tanto que ainda temos muitos casarões e igrejas sobreviventes à época da invasão holandesa no Nordeste do Brasil. Temos Salvador ( na Bahia) que segue o mesmo exemplo. Quando estive lá  , vi que Salvador tem muitissimos casarões e igrejas do periodo colonial conservadas, baseado na arquitetura portuguesa! Lindissimo!
Temos Ouro Preto em Minas, e tantos outros lugares. Então a pergunta é, porque São Paulo faz isso com a  sua história? É burrice deixar que as poucas construções ainda exitentes na cidade, sejem demolidas! Porque se conservassem os poucos monumentos ainda existentes na cidade,  (como outras cidades do mundo e do próprio Brasil faz)  podem ter certeza que isto iria gerar um turismo muito forte, afinal os turistas querem ver construções clássicas e bonitas e não prédios super modernos e feios!  Rolar os Olhos
Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 65


Ver Perfil Email
« Responder #2 : 07/Maio/2009, 11:35:59 am »

Hey, concordo com tudo o que você disse !!!
Realmente algumas cidades brasileiras preservam muito mais o seu patrimônio histórico e arquitetônico do que São Paulo. Essas cidades possuem indentidade arquitetônica, pois souberam conciliar o velho com o novo. Modernizaram-se sem , contudo, abrirem mão da sua história. Um exemplo disso é a cidade de Salvador, capital da Bahia !
Estive em Salvador algum tempo atrás e fiquei muito impressionada com a cidade !!! Ela é dividida em duas partes : a Cidade Alta e a Cidade Baixa. A Cidade Alta é a parte histórica de Salvador, já a Baixa é a parte mais moderna , próxima ao mar ...
A Cidade Alta ainda é caracterizada pela presença de casarões históricos do período colonial, da época em que Salvador era capital do Brasil-colônia , num período em que as riquezas produzidas no Brasil vinham da região Nordeste, ou melhor dizendo, do Nordeste açucareiro ... Muitos daqueles casarões foram restaurados , outros estão em situação ruim ( mas muito melhor do que alguns casarões daqui ) . Quando estive em Salvador , vi o casarão histórico onde o escritor Jorge Amado morou e fiquei muito admirada com o que vi. A casa estava muito bem preservada, conservando muitos elementos da época em que foi construida!

Muitas outras casas foram restauradas por lá, algumas inclusive sendo readaptadas para algum uso, como museu, por exemplo. Além das casas, existem algumas igrejas construídas no período colonial  . A região chamada de Pelourinho  é a que abriga o maior número de prédios históricos .

Existe lá uma espécie de elevador que liga as duas cidades, chamado de Elevador Lacerda. Da Cidade Alta é possível ter uma visão geral da Cidade Baixa. A paisagem é sensacional, pois você consegue ver toda a orla marítima , inclusive é possível ver um Farol bem antigo, o Farol da Barra ...

Já a Cidade Baixa possui características de uma cidade moderna: prédios, avenidas, trânsito ( claro, nada comparado ao trânsito de São Paulo) . O que torna a cidade mais bonita é sem dúvida o mar !!!  Mas como toda cidade grande, Salvador possui favelas em sua periferia ... Eu acho que os governos municipal e estadual deveriam criar um programa habitacional em todas as capitais brasileiras que realmente urbanizasse favelas, de uma forma mais concreta. Deveriam criar moradias decentes para as pessoas, não conjuntos habitacionais feios , sem organização e higiene ! É estranho, mas nas capitais de países desenvolvidos, são as periferias dessas capitais que apresentam melhor qualidade de vida para seus habitantes do que propriamente o centro dessas cidades !!! O Brasil deveria seguir o exemplo de cidades como Londres e Paris. Logo no início da maciça industrialização na Europa, essas capitais  ( Londres e Paris )subitamente foram tomadas por cortiços repleto de famílias operárias, que viviam em situação muito precária. Com o passar do tempo essas pessoas se organizaram de tal forma que conseguiram com que os cortiços fossem transformados em bairros dignos para se viver, com os serviços básicos funcionando de forma satisfatória ...

Mas voltando ao assunto ...

Eu também considero Recife um exemplo a ser seguido na questão da preservação. A chamada " Cidade Maurícia " ( a cidade foi batizada com esse nome em homenagem ao administrador Maurício de Nassau , na época em que Pernambuco estava tomada pelos holandeses) está muito bem preservada ... Inclusive o palácio onde viveu o Maurício de Nassau, a Casa Vermelha. Aliás, a Cidade Maurícia foi projetada baseando-se em modelos holandeses, é só reparar nas pontes, alguns casarões históricos etc ... Claro, que a influência portuguesa é muito grande também !!! E como foi dito antes, muitos desses monumentos foram restaurados, alguns até viraram museu, como a casa do Maurício de Nassau por exemplo .

Finalizando, também concordo que preservar a história de um lugar só tem a oferecer às pessoas !!! Gera turismo e oferece indentidade arquitetônica a esses lugares !!!
Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 65


Ver Perfil Email
« Responder #3 : 14/Maio/2009, 10:48:01 am »

Eu criei recentemente um álbum ( na minha página de MySpace) dedicado a cidade de Estocolmo. Publiquei algumas fotos bem interessantes, do velho convivendo com o novo - democraticamente. Segue abaixo o link deste álbum:

http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewPicture&friendID=197936832&albumId=1927186
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!