PreservaSP
24/Junho/2019, 04:20:21 pm *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!

Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Kassab dificulta ainda mais o acesso das pessoas aos documentos municipais  (Lida 2846 vezes)
neidedickinson
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« : 04/Junho/2009, 10:42:34 am »

Nos últimos dias estive fazendo pesquisas no Arquivo Histórico Municipal ( próximo a Estação Tiradentes do metrô ) e fiquei muito indignada com o valor que está sendo cobrado para fazer cópias de algum documento municipal.
Fui lá pesquisar plantas do Hospital Matarazzo e também tinha a intenção de fazer imagens fotográficas dessas plantas, mas quando a recepcionista me disse o valor dessas cópias, levei até um susto! Para se tirar uma foto de alguma planta cobra-se 50 reais por foto, isso mesmo, 50 reais !!! As cópias das plantas não sairiam por menos de 300 reais, excluindo a valor das cópias de cada documento  em xérox ...
Eu achei um absurdo, uma extorção !!! Há pouco tempo atrás o valor de cada fotografia tirada de uma planta que se encontra no Arquivo era somente de 5 reais , então o aumento foi extremamente abusivo !!! Chegou-se depois a cogitar cobrar 25 reais por cada foto tirada de uma planta, mas decidiram aumentar o valor para 50 reais ... E se caso você dizer que faz parte de uma associação (ainda mais referente à preservação,  como eu ) o valor pode dobrar, triplicar .

Quem será que foi o responsável por esse aumento???

Ele novamente, o prefeito Gilberto Kassab. Foi ele mesmo quem decidiu aumentar os valores cobrados. Isso está expressamente  divulgado no próprio Arquivo Histórico para qualquer um ler e comprovar o que estou dizendo !!!

Eu acho isso um absurdo, pois dificultará ainda mais o acesso das pessoas a esses arquivos, e quem sabe que não foi essa a verdadeira intenção do nosso Sr. Prefeito Hein O motivo alegado para esses aumentos abusivos é que todo o dinheiro arrecadado é empregado em materiais para consulta, como luvas e máscaras , por exemplo ( por serem materias raros e difíceis de manusear, é necessário todo um cuidado ). Tudo bem, concordo que é necessário todo esse material para a pesquisa, mas eu acho que a prefeitura poderia pensar em outras formas para conseguir essa verba. Também acho que é válido as pessoas doarem dinheiro para isso, mas acho que não deveria haver quantias estipuladas para isso e em valores tão altos !!!
É fundamental você ter acesso às plantas de um imóvel quando se deseja fazer um estudo sobre o local para um possível restauro. Portanto , não deveria ser tão caro fotografar essas plantas. O Condephaat , por exemplo, não cobra fotografias tiradas de documentos e afins. Eles cobram o valor de cópias em xérox, mas não em fotografias ...

Esses documentos que contam um pouco da história de São Paulo ( até 1922 ) pertencem não só a prefeitura, mas aos paulistanos, portanto é uma idiotice cobrar tais valores para ter acesso a esses documentos ! Dificultar o acesso a eles é injusto, é dificultar o acesso a nosa história  política, cultural e arquitetônica !!!

Finalizando, acho que isso deveria ser revisto ! ( me refiro a essa aberração , a lei do Kassab ) Zangado
« Última modificação: 17/Junho/2009, 11:29:53 am por Tatiane Cornetti » Registrado
lusmith
Novato
*

lunassau@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #1 : 08/Junho/2009, 06:52:57 pm »

Eu também concordo nesse aspecto, que tentam dificultar ao máximo que as pessoas (até arquitetos) terem acesso a plantas de imóveis antigos. Porque sabem que para fazer uma reforma/restauro é essencial ter as plantas para fazer um estudo detalhado sobre o local, e como a prefeitura é amiga dos imobiliários...

Eu acho importante doar materiais para fazer pesquisas como luvas e máscaras, mas não deveria ter um valor estimulado, e sim que as pessoas doassem de acordo com sua situação economica! Tenho certeza que se não tivesse esse valor mínimo, mais pessoas iam fazer cópias (tirar fotos das plantas) e seriam mais doações de materiais!

Outra coisa, é que plantas que estão no arquivo intermediário, deveriam ser de facil acesso, e não precisar entrar com um processo, apenas para visualizar as plantas! É injusto!  Lábios selados
Membro Júnior
**

Ver Perfil Email
« Responder #2 : 09/Junho/2009, 10:46:59 am »

Isso é verdade ! Parece que essas plantas antigas são " documentos confidenciais do Estado Maior", que não podem ser visualizadas, muito menos copiadas por pessoas comuns. Um absurdo , pois todos deveriam ter acesso a esses arquivos.
  Imprimir  

Ir para: