PreservaSP
15/Agosto/2020, 01:23:52 pm *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Telhado de igreja do século 16 desaba em Olinda  (Lida 2854 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« : 06/Junho/2009, 01:24:43 pm »

Telhado de igreja do século 16 desaba em Olinda
Construção data do século 16; principais hipóteses para o desabamento são infestação por cupim, desgaste na estrutura, rachaduras e infiltrações



Parte do telhado da igreja de São João dos Militares, que fica no bairro do Amparo, em Olinda, desabou na tarde desta segunda-feira (25). No momento do acidente não havia pessoas na igreja. Com medo de desabamentos, há cinco anos a paróquia suspendeu as celebrações no local.

Toda a área da igreja está isolada. Para proteger o prédio, foi feito o escoramento emergencial do telhado mas, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), a estrutura das paredes e do telhado está comprometida e ainda há riscos de desabamentos. Móveis e imagens foram retirados do local e levados para a matriz de Nossa Senhora do Guadalupe.

Uma parte da estrutura do telhado da igreja de São João do Militares já havia cedido na última sexta-feira (22). Na ocasião, funcionários do Iphan estiveram no local e detectaram a necessidade de uma reforma urgente.

A última reforma na igreja, construída no século 16, foi feita há mais de 30 anos. Desde então, o prédio sofre com o tempo e a falta de manutenção adequada. Há rachaduras, cupins, e infiltrações nas paredes. Já em julho de 2007, a prefeitura de Olinda fez uma vistoria que constatou que o madeiramento e o telhado precisavam ser substituídos.

RESPONSABILIDADE
O administrador paroquial Dom Marcelo Gomes afirmou que teria entrado em contato com o Iphan e a prefeitura de Olinda várias vezes para pedir a reforma do espaço, mas não teria obtido resposta. “Dá vontade de chorar porque isso é um descaso com o patrimônio”, afirmou.

De acordo com o Ipahn, porém, já estava em fase de conclusão um projeto para captar recursos para a reforma. “Sabíamos que a igreja precisava de restauro, mas não que era tão grave”, afirmou o superintendente do Iphan, Frederico Almeida. “Agora, com a emergência, esperamos conseguir os recursos”.

A secretária de Cultura e Patrimônio de Olinda, Márcia Couto, também acredita que o Iphan conseguirá os recursos para a reforma. Ela, porém, aponta a responsabilidade da Igreja na manutenção do prédio. “Apesar do uso público, o prédio é propriedade da igreja católica”, disse.



Publicado no Site da Globo.com (25/05/2009)http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/acidente/2009/05/25/NWS,491268,4,94,NOTICIAS,766-TELHADO-IGREJA-SECULO-DESABA-OLINDA.aspx
« Última modificação: 17/Junho/2009, 11:10:53 am por Tatiane Cornetti » Registrado
lusmith
Novato
*

Karma: 0
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 38


lunassau@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #1 : 08/Junho/2009, 06:35:15 pm »

Espero que essa igreja consiga ser salva a tempo!
Isso fica de aviso para tantos e tantos imóveis antigos do Brasil inteiro e principalmente de São Paulo. Assim que constatar que um imóvel (uma casarão antigo, uma igreja, um Hospital, um Teatro e etc) está com problemas estruturais (como rachaduras, telhados com cupins, sem forro, piso quebrado, e afins) os órgaos de preservação teria que tomar uma providência já! Notificar o proprietário sobre o problema, e se o proprietário não tomasse nenhuma providência para recuperar o imóvel, então os órgãos de preservação deveriam punir estes proprietários, ou então fazer um acordo para tentar resolver o problema!
Não acho justo esses atuais órgãos de preservação serem tão fracos e quase nunca tomarem providências, porisso que tem tanto imóvel ruíndo! Na Europa não é assim não!
Acho que realmente aqui deveria ter uma politica forte de preservação, incentivos para preservação, punir proprietários que não cuidasse dos seus imóveis, proprietários que restaurassem seus imóveis recebessem incensão fiscal e outros beneficios, contratar pessoas para "fiscalizar imóveis" , e se constatasse problemas (seje menor do que ele for), notificar o proprietário. Tentar "dificultar ao máximo"  a especulação imobiliária.
As coisas não podem continuar assim! Essa politica de preservação tem que ser revista!
 
  Beijo
Registrado
neidedickinson
Membro Júnior
**

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 65


Ver Perfil Email
« Responder #2 : 09/Junho/2009, 10:27:04 am »

Precisou que parte do telhado dessa igreja desabasse para que percebessem que a situação do lugar é péssima ... No mínimo , isso é um absurdo! Eu acho que não precisa deixar um lugar ruir por completo para ai sim, pensar em tomar uma providência . Isso é um dos males  dos nossos órgãos de preservação, esperar um lugar se deteriorar por completo para tomar consciência do tamanho do problema. As medidas devem ser tomadas logo que se perceba os primeiros sinais de degradação, pois sai mais barato restaurar um lugar que está começando a se deteriorar do que restaurar um que praticamente já ruiu !!!
Fica ai o sinal de alerta para as autoridades, pois muitos outros imóveis estão nessa situação, como o Hospital Matarazzo , por exemplo. Existem algumas partes em boa situação lá, mas a maioria do Complexo está com os mesmos problemas citados no texto - que fizeram o telhado da igreja cair: cupins, desgaste na estrutura, rachaduras e infiltrações ... Por isso estamos divulgando tanto os problemas do hospital, para que não aconteça com ele o mesmo que aconteceu com a igreja. Depois não adianta ficar lamentando ! Mesmo que tenha-se que reerguer um prédio histórico, parte da história se perde com a degradação  ...

O correto é fazer sempre a manutenção nesses imóveis e sempre fazer os reparos necessários para evitar a deteriorização , porque  senão iremos perder aos poucos toda a nossa história contada através da arquitetura ! Chorar Chorar Chorar
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!