PreservaSP
15/Agosto/2020, 12:59:33 pm *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Exposição de obras de arte marca reabertura de capela mais antiga de SP  (Lida 1688 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« : 03/Janeiro/2010, 10:54:54 am »

Exposição de obras de arte marca reabertura de capela mais antiga de SP


Capela de São Miguel, na Zona Leste de SP, passou três anos fechada.
Exposição mostra busca dos modernistas às raízes brasileiras.

A capela de São Miguel Arcanjo, a mais antiga de São Paulo e um dos patrimônios mais importantes da cidade, reabre as portas para o público com a exposição “Modernistas revisitam a capela”. Localizada em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, a capela é reaberta após três anos de obras de restauração da infra-estrutura.

A exposição está dividida em três núcleos e conta com obras do acervo artístico e cultural dos palácios do governo de São Paulo. As obras selecionadas pela curadora Ana Cristina Carvalho mostram a busca das raízes brasileiras pelos modernistas no início do século 20 por meio de viagens às regiões Norte e Nordeste e às cidades históricas mineiras.

De acordo com a curadoria, essa é a primeira vez em 40 anos que as obras são expostas fora de seus espaços tradicionais. No primeiro núcleo estão reunidas as obras que representam a busca da identidade e das raízes do Brasil propostas pelos modernistas nas décadas de 1920 e 1930. O público poderá conferir pinturas de Vicente do Rego Monteiro, Aldemir Martins e Cícero Dias, entre outros.

A religiosidade popular está representada no segundo núcleo com obras de artistas como Tarsila do Amaral. No terceiro núcleo, a exposição tenta estabelecer relações entre as obras e o contexto da cidade de São Paulo.

Missas
De acordo com o padre Geraldo, responsável pela capela, os fiéis terão de esperar um pouco mais para acompanhar missas no local. Ele conta que a segunda etapa da restauração da capela ainda precisa de recursos para se tornar realidade.

“Ainda faltam ser restaurados murais que nós descobrimos atrás do altar e que devem ter sido pintados por volta de 1600”, detalha. A expectativa do padre Geraldo é que as missas sejam retomadas no segundo semestre de 2010. “Já tem gente na fila para batizado e casamento aqui”, conta.

A capela de São Miguel foi construída em 1622, segundo inscrições encontradas na verga da porta principal. Considerado o templo católico mais antigo da capital paulista, a capela integra um conjunto de monumentos coloniais e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.

Serviço:
A Capela São Miguel Arcanjo fica na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11, em São Miguel Paulista.
Outras informações e agendamento de grupos pelo telefone (11) 2032-4160 / 2032-4160.

A exposição “Modernistas revisitam a capela” fica em cartaz até o dia 20 de dezembro e está aberta ao público de quinta-feira a domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 2, e a entrada é gratuita aos sábados e domingos. Crianças até 7 anos, estudantes da rede pública, idosos, portadores de deficiência e grupos filantrópicos não pagam.



Publicado no GI (27/11/2009)
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1370568-5605,00-EXPOSICAO+DE+OBRAS+DE+ARTE+MARCA+REABERTURA+DE+CAPELA+MAIS+ANTIGA+DE+SP.html

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!