PreservaSP
15/Setembro/2019, 11:54:52 am *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Documentos de 1927 são achados entre os destroços em São Luiz do Paraitinga  (Lida 1602 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« : 04/Abril/2010, 10:44:52 pm »

Documentos de 1927 são achados entre os destroços da Igreja Matriz em São Luiz do Paraitinga
O diário com documentos e fotos do século passado estava guardado na parede da igreja

 Um pedaço da história de São Luiz da Paraitinga foi resgatado do que sobrou da enchente que destruiu o centro histórico da cidade no início do ano. O tesouro é um diário com documentos e fotos do século passado, que estava guardado na parede da Igreja Matriz.

Ary Guimarães se perde no tempo relembrando o passado. Aos 84 anos, ele guarda recordações de uma época distante, além de colecionar dinheiro, notas desde a década de 20 e moedas difíceis de serem encontradas atualmente. Ele guarda recortes de jornais e livros antigos, como um francês com 70 imagens para aulas de catecismo, de 1908. “Isso renova a mente e traz o passado para o presente. Quem não tem história, não tem futuro”, emociona-se Ary.

 Em outras páginas, Ary começa a eternizar o presente. Em uma carta narrativa, ele conta a tragédia em São Luiz do Paraitinga, no início do ano, quando a cidade ficou inundada e a Igreja Matriz veio abaixo.

Apaixonado pelo passado, Ary foi presenteado com as surpresas reveladas após a enchente. Uma caixa que pertencia ao seu pai, Romilo Guimarães, estava enterrada numa das paredes de taipa da Igreja Matriz. Na "cápsula do tempo", como está sendo chamada na cidade, foram encontrados um caderno com fotos e documentos de 1927, com o nome do pai de Ary. Tudo encontrado durante os trabalhos de salvamento, coordenados pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

“Com esse achado a gente passou para o Ary ainda em vida um momento muito significativo. Isso demonstra uma característica que ele tem como o pai, esse apego às referências históricas, aos valores patrimoniais”, disse Paulo Sérgio Galeão, responsável pelo Iphan na cidade.

 Encontrar relíquias em meio aos escombros só é possível devido ao trabalho minucioso de salvamento que é feito na Igreja Matriz e na Capela das Mercês. Se essa área simplesmente fosse limpa, muita história poderia ter sido perdida.

Das ruínas, são redescobertas peças valiosas da biografia da cidade. Os sinos, que chamavam os moradores para a missa, já foram encontrados. As imagens de São Luiz de Tolosa, padroeiro da cidade, e de São Paulo também. No canteiro de obras, as peças são limpas e ganham proteção especial para serem recuperadas depois. São esses "achados" que dão esperança à população de São Luiz e força para quem trabalha dia-a-dia na recuperação da cidade.

 “É gratificante a gente encontrar o que a gente já espera encontrar em uma obra, mas quando uma coisa é inesperada e de valor histórico, esse achado deixa a gente feliz pra continuar fazendo um trabalho desse aqui”, disse o arquiteto responsável pela obra, Adriano Carvalho. E Ary permanece acreditando na reconstrução total do município: “São Luiz tem condição de voltar ao que era, com renovadas forças e com fé em Deus, a gente continua pondo pedra por pedra, tijolo por tijolo, porque São Luiz merece”.

O Iphan, além de estar responsável pelo salvamento de relíquias na Igreja Matriz e na Capela das Mercês, auxilia na restauração de outros 20 imóveis particulares, porém, históricos.



Publicado no VNews (30/03//2010)

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=68933
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!