PreservaSP
24/Fevereiro/2020, 01:49:56 pm *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estátua do Cristo Redentor é alvo de pichação  (Lida 3483 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« : 18/Abril/2010, 11:06:43 pm »

Estátua do Cristo Redentor é alvo de pichação
Segundo prefeito Eduardo Paes, monumento já está sendo limpo.
Polícias Civil e Federal investigam o caso.



Bernardo Tabak
Do G1, no Rio

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, admitiu nesta quinta-feira (15) que a estátua do Cristo Redentor amanheceu pichada em parte dos braços. A estátua está coberta de andaimes e com os acessos a turistas fechados, já que houve diversos deslizamentos que interromperam a estrada que leva ao local, durante a chuva que atingiu o Rio.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a prefeitura já está limpando o monumento. As pichações diziam “Onde está a engenheira Patrícia” e “Quando os gatos saem os ratos fazem a festa”.

De acordo com Paes, a Polícia Federal e a Polícia Civil já estão envolvidas no caso e irão prender o que ele classificou como “criminosos”. Para Paes, o caso é um crime que “lesa a pátria”.

Patrimônio nacional
Símbolo do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional em dezembro de 2009. Desde janeiro deste ano, ele vem passando por uma reforma orçada em R$ 7 milhões.

O monumento, de 38 metros de altura - localizado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca - foi inaugurado em 1931.

A estátua, feita de pedra-sabão, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo no dia 7 de julho de 2009.



Publicado no G1 15/04/2010
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/04/estatua-do-cristo-amanhece-pichada.html
« Última modificação: 21/Abril/2010, 09:23:51 am por Tatiane Cornetti » Registrado
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« Responder #1 : 18/Abril/2010, 11:09:24 pm »

Comlurb e Iphan divergem quanto à limpeza do Cristo Redentor

RIO - RIO - O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) no Rio, Carlos Fernando Andrade, desmentiu que a estátua do Cristo Redentor já esteja limpa, conforme havia anunciado a Comlurb. Segundo Carlos Fernando, uma vistoria será feita no monumento na segunda-feira para atestar se a limpeza foi realmente feita. O superintendente do Iphan alegou ter recebido informações de que a estátua teria sido pintada com cal, o que será verificado na inspeção.

A estátua foi pichada com assinaturas e algumas frases de protesto entre o fim da tarde de quarta-feira e a amanhã de quinta. Segundo o site G1, uma equipe de peritos da polícia esteve no local para procurar indícios dos autores do vandalismo. O cartão postal está isolado há mais de uma semana, devido a deslizamentos de terra nos acessos rodoviário e ferroviário durante a forte chuva que caiu sobre a cidade.

De acordo com a Secretaria municipal de Conservação, a limpeza do Cristo foi feita pela Cone Engenharia, responsável pela reforma da estátua. A Comlurb teria dado apenas apoio técnico, oferecendo os préstimos de sua equipe especializada em remoção de pichações, que não teria chegado a atuar no caso.

A Cone Engenharia foi procurada, mas a empresa informou que apenas a Arquidiocese do Rio poderia se pronunciar sobre o assunto. Procurada pelo GLOBO, a assessoria de imprensa da Mitra se limitou a dizer que a restauração do monumento, interrompida há uma semana por causa dos bloqueios ao Parque Nacional da Tijuca, já foi retomada e a limpeza das pichações providenciada.



Publicado no Yahoo Notícias (16/04/2010)
http://br.noticias.yahoo.com/s/16042010/83/comlurb-iphan-divergem-quanto-limpeza-cristo.html
Registrado
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« Responder #2 : 18/Abril/2010, 11:11:18 pm »

Iphan estuda técnica para limpar pichação no Cristo
 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro faz testes para definir a técnica que será usada para a remoção da tinta na estátua do Cristo Redentor, recentemente pichado por vândalos. A limpeza será feita durante o fim de semana para evitar a consolidação da fixação da tinta aplicada pelos pichadores nos braços, rosto e peito do monumento.

O instituto informou, por meio de nota, que "em princípio será utilizado o solvente menos agressivo possível e indicado para o caso".

Ontem, vândalos subiram nos andaimes da obra de restauro que cercam a estátua e picharam o monumento. Os pichadores escreveram frases como "onde está a engenheira Patrícia?" e "quando os gatos saem, os ratos fazem a festa". Ninguém foi detido.

As inscrições foram vistas quando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, e o prefeito Eduardo Paes sobrevoavam o Parque Nacional da Tijuca. Paes classificou a ação como "crime de lesa-pátria".



Publicado no Yahoo Notícias (16/04/2010)
http://br.noticias.yahoo.com/s/16042010/25/manchetes-iphan-estuda-tecnica-limpar-pichacao.html
Registrado
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« Responder #3 : 18/Abril/2010, 11:13:40 pm »

Empresários oferecem recompensa por pichadores

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, revelou que um grupo de empresários ofereceu até R$ 10 mil em recompensa por informações sobre a identidade das pessoas que picharam a estátua do Cristo Redentor. Hoje, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que começou a limpar as frases e assinaturas feitas na face do monumento. Uma equipe de peritos da Polícia Civil esteve no local em busca de indícios.
 


O acesso ao ponto turístico continua fechado, por causa dos deslizamentos de terra na estrada de acesso e nos trilhos dos trens ocorridos na semana passada. "A limpeza de ser concluída amanhã ou domingo", informou a arquiteta Márcia Braga, responsável pela restauração do Cristo Redentor.

A Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal também abriu procedimento investigatório para apurar o caso. Por meio de uma nota, a Polícia Federal disse que para o crime de pichar um monumento público está prevista a pena de até um ano e multa.

Em seu website, a família da engenheira Patrícia Franco, desaparecida desde 2008 condenou o ato. Uma das frases pichadas pelos vândalos questionava "Cadê a engenheira Patrícia?". A outra frase afirmava que "quando os gatos saem, os ratos fazem a festa".

Os criminosos aproveitaram a ausência de vigilância, pois as câmeras estavam desligadas e o acesso era feito por andaimes, já que a estátua está em restauração. O vandalismo inédito ocorreu entre a noite de quarta e a madrugada de anteontem.




Publicado no Yahoo Notícias (16/04/2010)
http://br.noticias.yahoo.com/s/16042010/25/manchetes-empresarios-oferecem-recompensa-pichadores.html
Registrado
lusmith
Novato
*

Karma: 0
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 38


lunassau@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #4 : 19/Abril/2010, 10:05:15 pm »

Esse é o problema de brasileiro (não todos, mas alguns), não respeitam o nosso patrimônio!  Pessoas que fazem isso deveriam ser punidas devidamente, pois só assim pensariam duas vezes antes de fazer isso  Indeciso
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!