PreservaSP
15/Setembro/2019, 11:09:54 am *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Escoras para a Igreja do Rosário (Taubaté) não cair  (Lida 2362 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« : 27/Julho/2011, 08:46:57 am »

Escoras para a Igreja do Rosário (Taubaté) não cair
Entidades ligadas ao patrimônio histórico de Taubaté e a prefeitura alertam para necessidade de ações emergenciais na igreja

Simone Gonçalves / O VALE

Prefeitura e entidades ligadas ao patrimônio histórico de Taubaté alertam para o risco de desabamento de uma parede da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, imóvel centenário tombado pelo município.
A parede é feita de taipa e fica a centímetros do Palácio Episcopal, imóvel vizinho que abrigava a antiga sede da Diocese de Taubaté. De acordo com as entidades, a parede do templo está cedendo há anos e se aproxima de maneira lenta da estrutura do Palácio.

A situação, contudo, teria se agravado este ano. “Acompanhamos com preocupação a situação da igreja, esperamos a recuperação dela desde que foi fechada, no ano passado”, disse Suely Rezende, integrante da Ong Preserva Taubaté.

Em uma visita à igreja em maio, o Conselho Municipal de Patrimônio e a prefeitura verificaram a necessidade de escorar a parede, para garantir sua sustentação. “Sugerimos uma intervenção à Diocese, com a instalação de tirantes na parede”, disse o secretário de Planejamento do governo, Antônio Carlos Pedrosa.

As estruturas mencionadas por ele são cabos que ligariam uma ponta a outra da parede, para que ela voltasse a ficar estável. Pedrosa acredita que a medida deve ser feita com urgência. “Seria conveniente fazer o quanto antes.”

A igreja  está interditada pela Defesa Civil desde setembro em razão de problemas estruturais, como comprometimento do telhado e presença de cupins nas madeiras. O templo foi esvaziado e as imagens transferidas para a Igreja de Santa Terezinha.

Fiéis cobram a reabertura do espaço. “Frequento a igreja desde pequena, ela é muito tradicional para o povo de Taubaté”, disse a aposentada Maria Aparecida Pereira, 64 anos.

A igreja foi construída entre 1779 e 1822 e dá nome ao largo em que está situada.

A Diocese afirma que realiza um projeto para reforma da Igreja do Rosário, mas ainda não há prazo para que ele seja executado.



Publicado no site da Rede BOM DIA (16/07/2011)
http://www.redebomdia.com.br/noticias/dia-a-dia/60534/escoras+para+a+igreja+do+rosario++nao+cair
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!