PreservaSP
15/Agosto/2020, 08:47:02 am *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Patrimônio esquecido na Estrada Biacica  (Lida 10436 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« : 13/Novembro/2011, 05:47:36 pm »

Patrimônio esquecido na Estrada Biacica
Fazenda do século 17 está fechada e sem conservação em área próxima ao Rio Tietê, no Itaim Paulista

Silvério Moraes

Em meio a uma humilde vila próxima à várzea do Rio Tietê, na Estrada Biacica, no extremo leste da capital, uma propriedade tombada pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) esconde riquezas históricas e culturais dentro de uma área verde repleta de palmeiras imperiais e outras árvores centenárias.



A Fazenda Biacica, no Itaim Paulista, teria sido frequentada por personalidades que marcaram a história do Brasil, mas atualmente está fechada e  com a conservação comprometida. “É um tesouro nacional escondido e abandonado”, lamenta o policial Nelson Lopes de Lima, que trabalha na base da PM que cuida da área de manancial da região.


A fazenda tem um casarão com arquitetura luso-brasileira, onde a Ordem de Nossa Senhora do Carmo  teria mantido uma capela construída no século 17, segundo registros históricos. Na  porta principal, de três metros de altura em madeira de lei, é possível ver a data de 1682 gravada no alto. Na parte de dentro, há lustres e armários da época. No século passado, quando pertencia à família Fontoura, o imóvel ganhou novos cômodos ao redor e uma varanda na frente, onde ficam dois painéis com desenhos em azulejos portugueses.  Neles, estão representadas a chegada dos portugueses em São Paulo em 1532 e a catequização dos índios pelos jesuítas em 1554. A obra é datada do ano de 1952.

Há três anos, o local está precariamente sob os cuidados da família da costureira Cláudia Queiroz, 35 anos. Ela mora com o marido em uma das duas residências existentes ao lado do casarão. Na outra, vivem os pais e quatro irmãos. Todas as casas são centenárias.

Cláudia afirma ter um contrato com o atual dono da fazenda, que deixou a família morar para cuidar do local. Antes, de acordo com ela, a área era alvo frequente de invasões e vandalismo. É possível perceber a ausência de placas de bronze, maçanetas e torneiras no casarão, além de paredes pichadas do lado de fora. A antiga capela também está ameaçada por falta de manutenção. Uma árvore e um catavento enferrujado estão caindo sobre o telhado. Do lado de dentro, o teto e o piso, ambos de madeira, estão bastante danificados. No jardim, tomado de mato, outro risco é uma piscina cheia de lodo.

A área, de aproximadamente 100 mil m², é ocupada também por animais que a família cria e plantações de mandioca.  “É maravilhoso morar aqui. Fascina pela história e beleza do local”, comenta Cláudia, que já ouviu falar que Dom Pedro 2  teria passado pela fazenda. 

PARQUE
A Prefeitura não informa quem é o atual dono da Fazenda Biacica, mas diz que ela foi tombada em 1994 pelo Conpresp  e precisa ter as construções preservadas. O imóvel está no traçado onde o governo do estado pretende construir o Parque Várzeas do Tietê, que vai receber US$ 115,7 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

De acordo com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, a casa fica na região onde está prevista a construção do núcleo Itaim Biacica, com previsão para começo das obras no fim do primeiro semestre de 2012. A área, que é particular, deve ser desapropriada e, por ser tombada, vai ser preservada, segundo a secretaria.



Publicado no site DIARIO DE S.Paulo (11/11/11)
http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/3913/Patrimonio+esquecido+na+Estrada+Biacica
« Última modificação: 13/Novembro/2011, 08:41:29 pm por Tatiane Cornetti » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!