PreservaSP
21/Novembro/2017, 03:18:41 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Governo de SP anuncia recuperação de quartel da PM  (Lida 1366 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« : 22/Janeiro/2012, 11:46:13 »

Governo de SP anuncia recuperação de quartel da PM

AE
 
O governador Geraldo Alckmin anunciou hoje o projeto de recuperação do Quartel do Parque Dom Pedro II, na região central da capital paulista. O local será transformado em um complexo cultural com cerca de 15 mil m2, abrigando o Museu Histórico da Polícia Militar e uma Fábrica de Cultura.

O projeto de recuperação do Quartel será realizado conjuntamente pelas Secretarias de Segurança Pública - proprietária do imóvel - e da Cultura, responsável por orientar e acompanhar a elaboração dos projetos e a implantação do museu e da Fábrica de Cultura. Além do Museu Catavento, que já funciona na região, o governo está construindo o Museu de História de São Paulo na antiga Casa das Retortas. Os três empreendimentos somam quase 70 mil m2 inteiramente dedicados à cultura e ao lazer no Parque Dom Pedro II e no bairro do Glicério.

A expectativa é realizar a licitação da etapa de obras de restauro e adequação dos espaços, prevista para durar 18 meses, com prazo de conclusão indicado para setembro de 2014. O governo estima investir R$ 49 milhões considerando projetos, obra de restauro e implantação do museu e da Fábrica de Cultura.

A primeira planta do terreno data de 1765. Ao longo das décadas, o edifício principal ganhou novos corpos laterais para permitir os novos usos que foram dados à construção: Convento das Irmãs Duarte (1852), Seminário de Educandos (1860), Seminário de Educandas (1861) e Hospício dos Alienados (entre 1862 e 1905), no qual morreu o poeta Paulo Eiró (1871).

A partir de 1905, a edificação foi adaptada para receber o quartel e o almoxarifado da Força Pública. Pertenceu, então, ao Exército e abrigou o 2º Batalhão de Guardas até 1992, quando foi transferido para a Polícia Militar de São Paulo.

Tombado pelo Condephaat desde 1981, o espaço agora ganha função cultural ao sediar o Museu Histórico da Polícia Militar, com documentos, veículos e objetos históricos, além de recursos interativos que apresentam a trajetória da corporação no Estado para garantir a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.



Publicado no site da Isto É (18/01/2012)
http://www.istoe.com.br/noticias/187179_GOVERNO+DE+SP+ANUNCIA+RECUPERACAO+DE+QUARTEL+DA+PM/1
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!