PreservaSP
21/Novembro/2017, 03:18:52 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Prefeitura de Sorocaba-SP terá de restaurar escola  (Lida 1531 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 646


Ver Perfil Email
« : 18/Março/2012, 04:41:22 »

Prefeitura de Sorocaba-SP terá de restaurar escola

Depois que boa parte do prédio já tinha sido demolida, o Ministério Público Estadual (MPE) mandou a prefeitura restaurar e preservar o imóvel que abrigou a primeira escola infantil de Sorocaba (SP). O promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, curador do Patrimônio Histórico, encaminhou hoje ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) proposta de um termo de ajustamento de conduta pelo qual a prefeitura se comprometeria a refazer e preservar o imóvel. Caso o acordo não seja aceito, o promotor pode entrar com ação civil pública contra a prefeitura.

O prédio fica na Vila Hortênsia, zona leste da cidade, e era cercado por árvores, mas a maioria já foi cortada. O promotor baseou-se em parecer técnico do perito Demetrios Agourakis, que recomendou a preservação da escola levando em conta o valor histórico, cultural e paisagístico. "É inconcebível que uma escola pioneira, cuja força atraiu até a extensão de uma linha de bonde, se perca para sempre numa cidade já tão carente na preservação de sua memória", afirma no parecer.

As obras de demolição foram suspensas depois que o telhado e algumas paredes foram transformados em ruínas. A prefeitura tem projeto de construção de um terminal de ônibus e de um centro de atendimento ao munícipe no local. O prefeito tem prazo até o dia 23 para decidir sobre a proposta do MP.

A escola foi inaugurada em 1954, quando a cidade completou 300 anos. Foi o primeiro parque infantil da cidade, criado para atender os filhos das operárias que trabalhavam nas indústrias de tecido de Sorocaba. O terreno foi doado por Quinzinho de Barros, pai do prefeito da época, Emerenciano Prestes de Barros



Publicado no site do Diário do Grande ABC (15/03/2012)
http://www.dgabc.com.br/News/5947240/prefeitura-de-sorocaba-sp-tera-de-restaurar-escola.aspx
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!