POUSADA DO QUILOMBO guarda um rico patrimônio histórico
A Pousada do Quilombo está localizada em São Bento do Sapucaí (SP), em uma região estratégica do Vale do Paraíba que guarda muitas histórias e personagens. A área foi importante cenário da Revolução de 1932, movimento armado ocorrido em São Paulo entre os meses de julho e outubro daquele ano, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
Durante a construção da Pousada, muitos objetos da Revolução de 32 foram encontrados e reunidos em um pequeno museu, juntamente com algumas matérias de jornais da época, que ajudam a contar um pouco da história do país e da região e que se tornou atração aos visitantes do local. Em toda a extensão da propriedade de 170 mil metros quadrados, ainda hoje, é possível encontrar as trincheiras abertas pelos militares constitucionalistas para impedir o avanço das tropas federais. Bastante preservadas, deu nome ao restaurante da pousada: o Trincheira.
O nome da Pousada também é uma homenagem ao vizinho Bairro do Quilombo, pequena comunidade rural, formada por ex-escravos que ganharam as terras em 1888, na abolição da escravatura. A comunidade, de origem de comunidades quilombolas, preserva na arte, artesanato e nas histórias contadas pelos moradores mais antigos, o folclore e a tradição que vêm desde o tempo da escravidão.
Com diversos ateliês de artistas e artesãos na região, o bairro é um ótimo roteiro para quem quer adquirir arte e lembranças típicas. Os destaques são Ditinho Joana, reconhecido internacionalmente por suas esculturas em madeira, Roberto Rocha, com suas miniaturas e bonecos, e o Ateliê Arte no Quilombo, que produz artesanato em palha de bananeira, entre outros.
Publicado no site do BRASILTURIS (17/03/2012)http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=31874