PreservaSP
24/Julho/2017, 03:38:25 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:


Abaixo-assinado pela criação do Parque de Pinheiros, o 1o. do bairro! Assine e divulgue!


 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Casarão é demolido em Pinheiros contra decisão da Justiça  (Lida 2916 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 729


Ver Perfil Email
« : 20/Abril/2012, 10:03:45 »

Casarão é demolido em Pinheiros contra decisão da Justiça
TIAGO DANTAS

O casarão que fica na Rua João Moura, 740, em Pinheiros, zona oeste da capital, foi demolido hoje de madrugada, apesar de a Justiça ter determinado, na segunda-feira, que o imóvel não poderia ser derrubado enquanto seu tombamento não fosse avaliado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Moradores de Pinheiros e a Associação Preserva São Paulo haviam entrado com um pedido de tombamento do casarão em 1º de março. A questão ainda seria avaliada pelo Conpresp, que poderia decidir abrir um processo de tombamento, o que também impediria a demolição. O grupo alega que a construção é única no bairro e que seus quase 2 mil metros quadrados de área verde deveriam ser preservado.

Na decisão de segunda-feira, a juíza Simone Viegas de Moraes Leme, da 8.ª Vara de Fazenda Pública da capital, fixou uma multa de R$ 62.200 por dia caso a demolição continue. A liminar concedida por ela suspendia o alvará de demolição expedido pela Prefeitura. Segundo ela, caso o Conpresp decida iniciar o processo de tombamento e o imóvel estivesse demolido, o dano ao patrimônio histórico seria irrecuperável.

Vizinhos disseram que o casarão e outros imóveis da quadra darão lugar a um novo empreendimento imobiliário. Os proprietários do terreno e a construtora responsável pela obra ainda não foram localizados para comentar a demolição.



Publicado no JT (28/03/2011)

http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/tag/rua-joao-moura/
« Última modificação: 20/Abril/2012, 10:05:17 por Tatiane Cornetti » Registrado
Tatiane Cornetti
Administrator
Membro Master
*****

Karma: 0
Offline Offline

Mensagens: 729


Ver Perfil Email
« Responder #1 : 20/Abril/2012, 10:28:39 »

Casarão é demolido em Pinheiros contrariando liminar expedida pela Justiça

Um casarão da Rua João Moura, em Pinheiros, foi demolido nesta madrugada, 28, contrariando decisão judicial expedida dois dias antes. A juíza Simone Viegas de Moraes Leme, da 8ª Vara de Fazenda Pública da capital, havia determinado na segunda-feira, 26, que a demolição deveria ser interrompida até que os órgãos de defesa do patrimônio histórico avaliassem seu tombamento. Foi estipulada multa diária de R$ 62.200 caso a demolição continuasse.

O pedido de tombamento foi impetrado pela ONG Preserva São Paulo, a pedido de moradores de Pinheiros que integram o movimento contra a verticalização desenfreada do bairro. Na tarde de ontem, 27, um grupo de 10 moradores fez vigília em frente ao imóvel para garantir que a demolição não fosse reiniciada. Porém, na madrugada de ontem para hoje a demolição foi concluída.

O movimento Moradores Contra a Verticalização de Pinheiros prepara para este sábado (31), às 15h, na Praça Benedito Calixto, uma “passeada” pelo bairro contra a sua verticalização.



Publicado no site SPRESSOSP (28/03/2011)
http://www.spressosp.com.br/2012/03/casarao-e-demolido-em-pinheiros-contrariando-liminar-expedida-pela-justica/
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.4 | SMF © 2006, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!