PreservaSP

PreservaSP => SOS Quarteirão do Itaim => : Jorge 24/January/2011, 06:40:55 PM



: Matéria do Diário de S. Paulo sobre a manifestação de domingo
: Jorge 24/January/2011, 06:40:55 PM
http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/01/22783-abram+alas+para+as+magrelas.html

Abram alas para as magrelas
Com a ampliação da ciclofaixa, percurso total é de 30 quilômetros, ligando os parques da Bicicleta, Ibirapuera, do Povo e Villa-Lobos


Os moradores de São Paulo deverão ter cem quilômetros de ciclofaixas e ciclovias até o fim de 2012. A expectativa foi anunciada ontem pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), após a inauguração da ampliação da ciclofaixa. Com o novo trecho entre o Parque do Povo e o Parque Villa-Lobos, a cidade tem hoje 30 quilômetros de ciclofaixa, considerando o percurso de ida e volta. Já as ciclovias somam pouco mais de 30 quilômetros. "Vamos continuar ampliando, respeitando as particuparidades da cidade", disse.

Sobre a ampliação do horário e dos dias de funcionamento da ciclofaixa, o prefeito afirmou que essa proposta está em estudo, mas não deu garantias de que será implementada ainda na atual gestão.

Apesar da  promessa da administração de dar mais espaço às bicicletas, os projetos ainda demoram a sair do papel. A opinião é da cicloativista Renata Falzoni. "Os projetos estão andando, mas é um andar que está se tornando impaciente para nós", afirmou.

Segundo Renata, a ampliação da ciclofaixa é uma iniciativa louvável, mas não pode deixar de cobrar propostas, como a interligação da bicicleta com outros modais de transporte, promover o trânsito compartilhado e criar bicicletários.

O novo trecho da ciclofaixa teve aprovação dos usuários que foram ontem aos parques da Bicicleta, do Povo, Ibirapuera e Villa-Lobos, que são interligados pela via exclusiva para as bicicletas.

A psiquiatra Luciana Bagatella, de 38 anos, e o publicitário Cristian Mazzeo, de 36 anos, levaram as filhas gêmeas, Anita e Nina, para conhecer o novo trecho. "Já fizemos o percurso algumas vezes. Hoje viemos conhecer o novo. Ficou mais fácil porque é perto de casa. Achei ótimo", disse Luciana.

O engenheiro Ronaldo Peltronieri, de 57 anos, já fazia o percurso entre os parques do Povo e Villa-Lobos antes da ciclofaixa. "Era perigoso porque tem muitos carros. Agora está bem sincronizado com os monitores", afirmou o engenheiro. Ele veio de bicicleta da Chácara Santo Antônio, na Zona Sul, e  percorreu os 20 quilômetros de ida e volta entre os dois parques. "Foi bom", disse.


Manifestação / No Parque do Povo, antes de iniciar o novo trajeto da ciclofaixa, Kassab enfrentou um protesto de moradores do Itaim Bibi, Zona Oeste da cidade. Com faixas e apitos, eles protestavam contra a venda de uma área pública cedida à Associação de Pais e Amigos do Autista (Apae) na Avenida Horácio Lafer, 540, no Itaim Bibi. O terreno, de cerca de 20 mil m², possui vários equipamentos públicos como teatro, escola e creche. Os moradores temem perder esses equipamentos. "O prefeito quer vender essa área para construir apartamentos de luxo", afirmou Flávia Liz.

A venda do terreno foi anunciada no início de dezembro passado. Pela proposta da Prefeitura, a empresa que comprar a área ficará responsável pela construção de 200 creches em vários pontos da cidade. Já a Apae ficará com duas outras áreas públicas.

Após o protesto dos moradores, Kassab disse que "vivemos em uma democracia e que manifestações são bem-vindas". "O importante é que essa é uma comunidade que acabou de receber um benefício, que é o Parque do Povo. Se pudéssemos, preservaríamos (a área) mas precisamos de creches para a cidade", afirmou.

Kassab disse que a ciclofaixa foi aprovada com louvor e veio para ficar

A ciclofaixa funciona  aos domingos, das 7h às 14h, com percurso de 30 quilômetros

Instituto empresta bicicleta de graça aos domingos
A partir do próximo domingo, o Instituto CicloBR de Fomento à Mobilidade Sustentável emprestará bicicletas gratuitamente em uma tenda que será montada nas proximidades do Parque das Bicicletas, na Zona Sul. Para retirar uma magrela, basta apresentar documento com foto. O passeio é de uma hora. Ao todo serão 60 bicicletas fornecidas pela Caloi.

Em uma parceria com o Bradesco, o instituto também vai oferecer o serviço SOS Bike, das 7h às 14h. Nove mecânicos vão fazer pequenos consertos, como pneu furado e problemas no freio ou na corrente. Dois deles ficarão na tenda do Parque das Bicicletas e sete percorrerão a ciclofaixa.

O serviço de empréstimo e conserto de bicicletas estará disponível todos os domingos durante o horário de funcionamento da ciclofaixa, das 7h às 14h, em todo o percurso.

15
milhões é a frota estimada de bicicletas na capital

CET monitora todo trajeto da ciclofaixa
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitorou a ciclofaixa com 44 operadores de tráfego, dois gestores e quatro supervisores. Foram colocadas 309 placas de regulamentação de advertência, 7.824 m² de sinalização de solo e 63 faixas de orientação.

Campinas inaugura 18 quilômetros
Em Campinas, a prefeitura inaugurou ontem uma ciclofaixa de 18 quilômetros entre o Largo do Rosário, no Centro, e a Lagoa do Taquaral. Mais de duas mil pessoas participaram da pedalada inaugural.


Sorry, the copyright must be in the template.
Please notify this forum's administrator that this site is missing the copyright message for SMF so they can rectify the situation. Display of copyright is a legal requirement. For more information on this please visit the Simple Machines website.